GUERRA NA UCRÂNIA

Volodymyr Zelensky formaliza entrada na União Europeia

"O nosso objetivo é estar ao lado de todos os europeus e, mais importante, ser igual. Estou certo de que é justo. Estou certo de que o merecemos", afirmou Zelensky

Zelenski formaliza entrada na União Europeia.png.Créditos: Governo da Ucrânia
Escrito en GLOBAL el

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira (28), um pedido formal de adesão à União Europeia. A informação é da conta oficial do Parlamento da Ucrânia na sua conta do Twitter.

"Momento histórico", escreveu Zelensky.

"O nosso objetivo é estar ao lado de todos os europeus e, mais importante, ser igual. Estou certo de que é justo. Estou certo de que o merecemos", afirmou Zelensky em vídeo publicado nas redes sociais.

“Tenho a certeza de que é correto. Tenho a certeza de que é possível”, disse ele.

Hora de encerrar a discussão

Numa reação ao pedido de Kiev, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou que é uma decisão que está gerando “opiniões diferentes” entre os Estados-membros. 

Zelensky já tinha pedido à União Europeia a integração imediata da Ucrânia no sábado (26). “Está na hora de encerrar, de uma vez por todas, a longa discussão e decidir sobre a adesão da Ucrânia à União Europeia”, escreveu Zelensky no Twitter, depois de ter conversado ao telefone com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

Com informações da RTP