FAKE NEWS

Coordenador do MBL que foi à Ucrânia "cobrir" guerra posta foto de 2016 como se fosse 2022

A foto postada por Renan Santos, que foi ao leste europeu para "combater a desinformação", recebeu um selo do Instagram alertando sobre "falta de contexto"

Renan Santos, do MBL, postou foto da Ucrânia de 2016 como se fosse 2022.Créditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Renan Santos, um dos coordenadores do Movimento Brasil Livre (MBL) que foi ao leste europeu para "cobrir" a guerra na Ucrânia, postou em seu Instagram uma foto de crianças ucranianas fazendo continência a soldados em cima de tanques de guerra. 

"Ucrânia, 2022", escreveu Santos como legenda da imagem. 

Acontece que a imagem é de 2016 e já foi verificada por sites de fact checking internacionais. Segundo as checagens, a foto foi divulgada pelo Ministério da Defesa da Ucrânia, através do Facebook, há 6 anos, junto a outras fotos de crianças ucranianas com as forças armadas do país, em um álbum intitulado "Children of War" ("filhos da guerra" em português"). 

A postagem feita por Renan Santos, que disse ter ido à Ucrânia para "mostrar uma outra narrativa" e "combater a desinformação", recebeu, inclusive, um selo do Instagram alertando para a "falta de contexto" na publicação

Confira

MBL na Ucrânia

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como "Mamãe Falei", anunciou, nesta segunda-feira (28), que  foi à Ucrânia para "cobrir" a guerra contra a Rússia. Ele está acompanhado de Renan Santos, coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL). 

A dupla gravou um vídeo no aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, informado que vai até Viena, na Áustria, e dele lá partir de carro para a fronteira com a Ucrânia na Eslováquia. 

"A gente está indo in logo para ver o que está acontecendo, porque esse celular é uma ferramenta e essa guerra é uma guerra de informação, disse o parlamentar youtuber. Renan Santos, por sua vez, disse que pretende "mostrar uma outra narrativa, entrevistar o pessoal ucraniano". 

Crítico do presidente Jair Bolsonaro (PL), Mamãe Falei vem recebendo inúmeras críticas nas redes sociais de internautas que o acusam de usar o conflito no leste europeu para fazer campanha política. Ele é pré-candidato ao governo de São Paulo. 

Além disso, usuários das redes acusam o deputado de hipocrisia por ir a um outro país ao invés de ajudar vítimas das tragédias recentes que aconteceram no Brasil.