RÚSSIA X UCRÃNIA

Volodymyr Zelensky: "Uma hora talvez não consigamos mais ficar de pé"

Em pronunciamento, presidente da Ucrânia destacou manutenção do apoio internacional na guerra contra a Rússia

Créditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta terça-feira (1º) que não sabe até quando as tropas ucranianas conseguirão impedir o avanço dos russos no país. "Uma hora talvez nós não consigamos mais ficar de pé contra a Rússia", disse Zelensky.

Em pronunciamento, ele destacou a necessidade de manutenção do apoio internacional à Ucrânia, principalmente de forma financeira. "Nós também precisamos de dinheiro para tudo isso. Para o preparo, as armas, as pessoas e os diplomatas estão trabalhando", afirmou.

Países enviam armas à Ucrânia

A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, anunciou nesta segunda-feira (28) o envio de armas à Ucrânia para ajudar o país na guerra contra a Rússia. A decisão é considerada histórica, visto que o país tem tradição de manter neutralidade com relação a conflitos militares.

A atitude da Finlândia em armar a Ucrânia vem após a Alemanha tomar decisão no mesmo sentido. No sábado (26), o chanceler alemão Olaf Scholz anunciou que os militares ucranianos receberão mil armas antitanque e 500 mísseis alemães. "Os ataques russos marcam um ponto de virada. É nosso dever fazer o nosso melhor para ajudar a Ucrânia a se defender contra o exército invasor de Putin", afirmou. 

O governo da Holanda já havia anunciado a doação de 200 foguetes de defesa aérea para a Ucrânia. Os Estados Unidos também resolveram agir para além das sanções econômicas: doaram US$ 350 milhões em assistência militar.