GUERRA NA UCRÂNIA

China nega que Moscou tenha pedido armas e acusa EUA de desinformação

Porta-voz chinês afirma que seu país está se esforçando para desempenhar um papel construtivo na promoção das negociações de paz

Zhao Lijian.Créditos: Ministério das Relações Exteriores da China
Escrito en GLOBAL el

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, negou que Moscou tenha pedido a Pequim equipamento militar para apoiar sua operação na Ucrânia.

"Isso é desinformação", disse Zhao Lijian.

Zhao acusou os EUA de espalhar desinformação mal intencionada contra a China sobre a questão da Ucrânia, enfatizando que seu país está se esforçando para desempenhar um papel construtivo na promoção das negociações de paz.

Reestabelecimento da paz

O Financial Times informou, citando funcionários do governo dos EUA, que a Rússia havia pedido à China equipamentos militares e outras assistências para continuar a operação na Ucrânia.

O porta-voz da embaixada chinesa em Washington, Liu Pengyu, disse ao Sputnik que desconhece os planos para ajudar a Rússia neste sentido. O diplomata salientou que a China considera a situação na Ucrânia muito preocupante e lamentável, e espera que se resolva o mais rapidamente possível com o restabelecimento da paz.

Com informações do Sputnik