GUERRA NA UCRÂNIA

Guerra na Ucrânia: Otan faz exercícios militares na Noruega

"Não é uma operação militar com uma finalidade ofensiva”, diz o general Yngve Odlo, à frente das manobras

Bandeiras da Otan e Exército dos EUA na Polônia.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en GLOBAL el

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e países associados começaram nesta segunda-feira (14), grandes exercícios militares na Noruega, país que fica a menos de três mil quilômetros da Ucrânia, onde ocorre o conflito com a Rússia.

De acordo com a Otan, o exercício "Cold Response 2022” estava planejado há tempos e tem como objetivo testar a capacidade da Noruega de receber reforços externos em caso de agressão de um terceiro país, no âmbito do artigo 5 da Aliança Atlântica.

"É um exercício defensivo", disse o chefe do comando norueguês de operações, general Yngve Odlo, à frente das manobras.

"Não é uma operação militar com uma finalidade ofensiva", insistiu, em entrevista à emissora TV2.

Manobras ocorrem a cada dois anos

Essas manobras marítimas, aéreas, anfíbias e terrestres são realizadas em grandes áreas do território norueguês, inclusive além do Círculo Polar Ártico a cada dois anos.

A Rússia recusou o convite para envio de observadores.

"O reforço das capacidades militares da Otan perto das fronteiras da Rússia não contribui para reforçar a segurança da região", disse sua embaixada em Oslo na semana passada.

Os russos "mobilizaram as capacidades de acompanhamento de forma totalmente legítima" das manobras e "espero, realmente, que respeitem os acordos em vigor", acrescentou o general Odlo.

Com informações da AFP