ELEIÇÕES NA AL

Saiba quem é Gustavo Petro, socialista que lidera eleições na Colômbia

Candidato à presidência em 2018, Petro já foi prefeito de Bogotá e hoje ocupa uma cadeira no Senado

Escrito en GLOBAL el

A Colômbia realizou neste domingo (14) as eleições legislativas e a esquerda obteve o seu melhor desempenho histórico. 

Com mais de 90% dos votos apurados, a coalizão Pacto Histórico, liderada por Gustavo Petro, obteve 17 das 102 cadeiras no Senado. Por sua vez, os partidos tradicionais, o Conservador e o Liberal, conquistaram 15 cadeiras cada um. 

Além de definir os representantes legislativos, os eleitores também escolheram os candidatos que vão disputar a presidência da Colômbia. O pleito ocorre no dia 29 de maio. O esquerdista Gustavo Petro é o favorito para vencer as eleições. 

Quem é Gustavo Petro?

Gustavo Petro, que lidera as pesquisas de intenção de votos, é ex-prefeito de Bogotá e ex-guerrilheiro do grupo M-19, que atuava na luta armada. 

Em 2016 Petro foi um dos grandes articuladores da construção do acordo de paz do Estado com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), assinado em 2016 pelo então presidente Juan Manuel Santos. 

O grupo do qual Gustavo Petro fazia parte, o M-19, também foi beneficiado por um acordo semelhante ao assinado com as Farc, mas que se deu na década de 1990. Desde então, Petro atua na política convencional. 

À Frente da coalizão Pacto Histórico, Gustavo Petro recebeu mais de quatro milhões de votos para se tornar o nome da esquerda para disputar a presidência. 

Carreira política 

Gustavo Petro é formado em Economia pela Universidade Externado da Colômbia e, após concluir os estudos, foi eleito deputado pela Aliança Popular Nacional (ANAPO), em 1981.

Junto com os membros desmobilizados do processo de paz, fundou o partido Aliança Democrática M-19, movimento que teve grande apoio popular e que atuou na elaboração da Constituição de 1991, mesmo ano que Petro foi eleito à Câmara dos Deputados para o departamento de Cundinamarca. 

No ano de 1994, Gustavo Petro foi nomeado para a Embaixada da Colômbia na Bélgica com diplomata dos Direitos Humanos, posição que ocupou entre os anos de 1994 e 1996. 

Ao retornar para a Colômbia, Petro disputou novamente uma vaga na Câmara dos Deputados, mas desta vez pelo distrito de Bogotá. Eleito, foi considerado um dos melhores deputados e seu trabalho ganhou destaque por conta de denúncias de corrupção. 

Em 2006 o ex-guerrilheiro foi eleito senador, cargo que ocupou até 2010. Em 2012 seria eleito prefeito de Bogotá. 

A sua primeira disputa à presidência da Colômbia se deu em 2018, quando foi o candidato do Movimento Significativo dos Cidadãos - Colômbia Humana e obteve uma votação histórica de mais de 8 milhões de votação. Atualmente, Gustavo Petro é senador da República e lidera as pesquisas de intenção de votos à presidência da República.