BRIGA CONTINUA

Chefe da agência espacial russa debocha de Elon Musk: "Saia do banheiro e então conversamos"

O bilionário Elon Musk, que havia desafiado Putin para uma "batalha individual" e cujo prêmio seria o destino da Ucrânia, confessou em 2020 ter participado do golpe na Bolívia; autoridades russas reagiram

Dmitry Rogozin e Elon Musk.Créditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

A briga entre o bilionário estadunidense Elon Musk e Dmitry Rogozin, chefe da agência espacial russa, a Roscosmos, continua. Dono da Tesla e da SpaceX, fabricante de sistemas e transportes aeroespaciais, Musk havia feito uma postagem no Twitter, na segunda-feira (14), desafiando o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para uma "batalha individual" cujo prêmio seria o destino da Ucrânia

“Por meio deste, desafio Vladimir Putin a um combate individual. Em jogo está a Ucrânia. Você concorda com essa luta, Putin?", havia postado Musk. Em resposta, Rogozin havia postado uma citação de Aleksandr Sergeevich Pushkin, poeta russo do século 19: "Você, diabinho, ainda é jovem, Competir com um fraco seria apenas uma perda de tempo. Ultrapasse meu irmão primeiro". 

Nesta terça-feira (15), o bilionário dos EUA resolveu insistir em seu "desafio" e rebateu Rogozin. "Vejo que você é um negociador duro! Ok, você pode ter 10% a mais de dinheiro de pay per view", escreveu Musk, afirmando, ainda, em tom de ironia, que Putin poderia "trazer seu urso" para a batalha. 

O chefe da agência espacial russa, então, resgatou um tuíte de Musk, feito em 2021, em que afirma que "mais de 50%" de suas postagens "são feitas em um trono de porcelana". Rogozin aproveitou para ironizar: "Elon, saia do banheiro, então conversamos". 

Líder da Chechênia a Musk: "Não te aconselharia"

Ramzan Kadyrov, chefe de governo da Chechênia, país que faz parte da Federação Russa, também comentou o "desafio" feito por Elon Musk e "aconselhou" o empresário estadunidense a não duelar com Vladimir Putin. 

“Elon Musk, eu não te aconselharia a competir com Putin. As categorias de peso são muito diferentes. E nem se trata de artes marciais ou, por exemplo, judô. Como você imagina? Você está no canto vermelho do ringue, um empresário e um blogueiro do Twitter. Putin está de azul, político mundial, estrategista, terror do Ocidente e dos EUA. Vladimir Vladimirovich parecerá antidesportivo quando derrotar um oponente mais fraco", escreveu Kadyrov em seu canal no Telegram.

Elon Musk confessou que participou do golpe na Bolívia 

Em junho de 2020, Elon Musk confirmou que "vai dar golpes em quem for necessário" para conseguir lítio ao comentar sobre a derrubada de Evo Morales na Bolívia. Desde o episódio, Morales tem apontado que existiam interesses internacionais nos recursos bolivianos.

"Nós vamos dar golpes em quem nós quisermos! Lide com isso", afirmou o bilionário ao ser questionado nas redes sobre o seu papel no golpe orquestrado na Bolívia em outubro de 2019 em razão das reservas de lítio presentes no país.

Para desenvolver os carros elétricos, o mineral é fundamental, afinal as baterias desses veículos são de lítio.

Morales comentou sobre a declaração e disse que ela comprova o que já vinha dizendo. "Elon Musk, dono da maior fábrica de carros elétricos, fala sobre o golpe na Bolívia: 'Vamos dar golpes em quem quisermos'. Outra prova de que o golpe foi devido ao lítio boliviano; e dois massacres como saldo. Sempre defenderemos nossos recursos!", escreveu no Twitter.

Em entrevista à Fórum, em abril de 2020, Morales classificou o episódio ocorrido em novembro de 2019 na Bolívia como “um golpe ao índio, ao modelo econômico e um golpe ao lítio”. Sobre o minério, eles explicou que a Bolívia tem "as maiores reservas de lítio do mundo, maiores que as do Chile e da Argentina, e tínhamos um projeto de industrialização do lítio por conta própria, e os Estados Unidos não perdoaram essa nossa política".