PROFISSÃO PERIGO

Terceira vítima – Produtora da Fox é morta na Ucrânia; Veja relação de jornalistas

Circunstâncias da morte de Oleksandra Kurshynova ainda não são conhecidas. Um colega dela perdereu a vida na segunda-feira (14) e outro segue internado após ataque de tropas russas

A produtora Oleksandra Kurshynova, da emissora norte-americana Fox News.
Escrito en GLOBAL el

O Ministério da Defesa da Ucrânia informou na tarde desta terça-feira (15) que a produtora Oleksandra Kurshynova, da emissora norte-americana Fox News, morreu num ataque realizado pelas tropas russas em Kiev. Ela é a terceira funcionária do veículo de comunicação dos EUA a ser atingida e a segunda a perder a vida em dois dias, após a hospitalização do jornalista Benjamin Hall e da morte do cinegrafista Pierre Zakrzweski, cujo automóvel em que viajavam foi atingido por explosões provocadas pelos bombardeios executados pela Rússia. Não se sabe se Oleksandra feriu-se no mesmo episódio que os companheiros, tampouco foram divulgadas as circunstâncias de sua morte.

“A verdade é o alvo. Tropas russas dispararam contra a equipe de filmagem da Fox News perto de Kiev”, disse o comunicado divulgado pelo governo de Volodymyr Zelensky, acrescentando o nome da produtora.

Brent Renauld – Fotógrafo norte-americano que já trabalhou para o The New York Times.

Evgueni Sakun – Cinegrafista ucraniano da Kiev Live TV.

Viktor Duda – Jornalista freelancer ucraniano.

Pierre Zakrzweski – Cinegrafista irlandês da Fox News.

Oleksandra Kurshynova – Produtora irlandesa da Fox News.

A responsável pela Comissão de Direitos Humanos do parlamento ucraniano, Ludmila Denissova, comunicou por meio de um informe distribuído pelo Telegram que outros 30 jornalistas foram feridos e permanecem vivos no país, desde a invasão das tropas russas iniciada em 24 de fevereiro.

**A matéria foi corrigida às 19h19. Não houve confirmação da morte do jornalista da Fox Benjamin Hall, que segue internado com ferimentos graves.