NOVO CICLO

Vídeo emocionante: Neta de Allende é saudada pela guarda no Ministério da Defesa do Chile

Maya Fernández Allende, que é bióloga e militante do Partido Socialista do Chile, é uma das presenças mais simbólicas do governo de Gabriel Boric

Maya Allende e Gabriel Boric durante coletiva de imprensa.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en GLOBAL el

Maya Fernández Allende, a nova ministra da Defesa do Chile, foi recebida com uma manifestação honrosa por militares ao chegar no prédio da pasta, que fica na capital Santiago. 

Ao desembarcar do carro e se posicionar para entrar no prédio do ministério, a Guarda se posicionou e prestou homenagem para Maya Allende. Por conta do forte simbolismo, o momento gerou forte repercussão. 

Desde que Gabriel Boric venceu as eleições e revelou o seu ministério, Maya Allende se tornou uma das presenças mais simbólicas. 

O forte simbolismo de Maya Allende se dá pelo fato de ser neta de Salvador Allende, presidente do Chile que foi derrubado e morto. Em seguida, foi instaurada a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), uma das mais sanguinárias da América Latina. 

Em suas redes, o professor Emir Sader recordou de alguns momentos em que passou com Maya, ainda criança, em Cuba.

Maya Allende é bióloga e militante do Partido Socialista do Chile. Deputada desde 2014, também presidiu a Câmara entre 2018 e 2019. A sua mãe era Beatriz Allende Bussi, filha de Hortensia Bussi e Salvador Allende. 

Boric reverencia Salvador Allende 

Outro momento que também gerou bastante comoção se deu no dia da posse de Gabriel Boric. Antes de assumir oficialmente, Boric fez questão de saudar o monumento em homenagem ao presidente Allende. 

Tanto a posse de Boric quanto a de Maya Allende estão repletas de um forte simbolismo: o candidato da esquerda se elegeu com uma plataforma popular e repleta de reformas estruturais. Maya, por sua vez, por conta dos laços familiares. E ambos assumem a governança do Chile em meio a construção de uma nova Constituição que tem por objetivo deixar para trás a era Pinochet.