PROTESTO

VÍDEO: Jornalista russa que exibiu cartaz na TV paga multa e já está em liberdade

Marina Ovsyannikova declarou que foi submetida a um interrogatório de 14 horas e teve de pagar uma multa equivalente a R$ 1,4 mil

A jornalista russa Marina Ovsyannikova.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en GLOBAL el

Marina Ovsyannikova, jornalista russa que ficou conhecida no mundo por ter protagonizado um protesto contra a guerra Rússia-Ucrânia, durante a transmissão de um dos principais telejornais do país, está livre. Ela foi solta nesta terça (15).

Segundo a jornalista, ela foi submetida a um interrogatório de 14 horas, mas foi solta com a obrigação de pagar uma multa no valor de 30 mil rublos (R$ 1,4 mil). Ela se declarou inocente da acusação de “protesto ilegal”.

O advogado de defesa da jornalista, Daniil Berman, afirmou que receia que ela seja enquadrada na nova lei, que prevê até 15 anos de prisão para a publicação de “informações falsas” a respeito do Exército russo.

“Quero agradecer a todos pelo apoio. Amigos, colegas, foi realmente muito difícil. Os dias mais difíceis da minha vida, porque fiquei literalmente dois dias sem dormir. Foram mais de 14 horas de interrogatório contínuo. Eles não me deixaram entrar em contato com minha família e amigos e não recebi nenhuma assistência jurídica. Portanto, eu estava em uma posição bastante difícil. Vamos fazer mais comentários amanhã, porque hoje eu só preciso descansar”, alegou Marina.

Protesto foi durante transmissão de telejornal russo

Marina era funcionária do Russia Channel One, emissora estatal. Durante a programação, ela surgiu atrás da apresentadora com um cartaz contra a guerra da Ucrânia.

“Parem a guerra. Não acreditem na propaganda. Eles estão mentindo para você”, eram os dizeres do cartaz. Enquanto mostrava a mensagem, ela gritava: “Parem a guerra! Não à guerra!”.

Com informações e vídeo do Metrópoles