POLÊMICA

Transfobia ou briga com a Rússia? Elon Musk muda nome para Elona

Dono da Tesla desafiou Vladimir Putin para um "combate individual": "Está com medo de lutar"

Créditos: Flickr/Elon Musk/The Summit 2013/Heisenberg Media
Escrito en GLOBAL el

O empresário estadunidense Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX, continuou a troca de provocações com Ramzan Kadyrov, chefe de governo da Chechênia, país que faz parte da Federação Russa. 

Kadyrov "aconselhou" o bilionário a não duelar com Vladimir Putin após Musk desafiá-lo para um "combate individual". 

“Elon Musk, eu não te aconselharia a competir com Putin. As categorias de peso são muito diferentes. E nem se trata de artes marciais ou, por exemplo, judô. Como você imagina? Você está no canto vermelho do ringue, um empresário e um blogueiro do Twitter. Putin está de azul, político mundial, estrategista, terror do Ocidente e dos EUA. Vladimir Vladimirovich parecerá antidesportivo quando derrotar um oponente mais fraco", escreveu o chefe da Chechênia em seu canal no Telegram. 

Nesta terça-feira (15), o empresário rebateu: "Obrigado pela oferta, mas um treinamento excelente desses me daria muita vantagem. Se ele está com medo de lutar, eu concordarei em usar apenas minha mão esquerda, e eu não sou nem canhoto", escreveu. Em seguida, mudou o nome de sua conta no Twitter para "Elona Musk", como havia sido chamado por Kadyrov.

Elon Musk é acusado de transfobia

A troca de nome, no entanto, gerou controvérsias. Muitas pessoas acreditaram que a mudança era uma piada transfóbica, já que nos últimos dias ele tem feito provocações neste sentido.

Recentemente, Musk publicou um "meme" da série Narcos com o seguinte texto: "A Netflix esperando a guerra terminar para fazer um filme sobre um homem negro ucraniano que se apaixona por uma soldada russa transgênero".

Internautas consideraram a "piada" desrespeitosa e uma ironia com as produções inclusivas das plataformas de streaming, que nos últimos tempos começaram a dar mais espaço a populações marginalizadas. 

Além disso, a cantora Grimes, ex de Elon Musk, estaria namorando a ex-militar e ativista transexual Chelsea Manning, de 34 anos, que ficou famosa por ter vazado documentos do exército americano no caso WikiLeaks. Em razão disso, especulou-se que o bilionário estaria com "dor de cotovelo".