GUERRA

Fujão: Soldado dos EUA diz que caiu em "armadilha" ao se voluntariar na Ucrânia

Integrante do grupo de extrema-direita Boogaloo Boys Henry Hoeft afirmou: "As pessoas precisam parar de vir aqui"

Henry Hoeft, integrante do grupo de extrema-direita Boogaloo BoysCréditos: Redes sociais
Escrito en GLOBAL el

Henry Hoeft, integrante do grupo de extrema-direita Boogaloo Boys, foi ridicularizado após ir para a Ucrânia lutar na guerra e fugir do país. Em um vídeo cheio de palavrões publicado nas redes sociais, o norte-americano reclamou dos equipamentos fornecidos pelo Exército e disse que havia sido atraído para uma "armadilha".

"As pessoas precisam parar de vir aqui. É uma armadilha. Eles não estão deixando você ir embora. A melhor maneira de sair é [...] de carro. Pessoas que saem de carro têm uma chance maior de esconder seu kit na parte de trás. Mas não tente sair daqui a pé se for voluntário. É uma bagunça. E é uma armadilha. E tenho várias pessoas que podem confirmar essa história para mim”, afirmou.

Segundo o relato do ex-soldado da infantaria, ele e seus companheiros receberam armamentos do Exército ucraniano e a ordem de irem lutar em Kiev. No entanto, se recusaram e fugiram do país em uma ambulância.

“Quando eles quiseram nos mandar para Kiev, nós dissemos não – todo o grupo. Bando de americanos, canadenses, britânicos. Eles nos disseram que tínhamos que dar o fora de lá ou eles iriam atirar em nós pelas costas. Então eu, um cara britânico e outro americano, nós nos escondemos na parte de trás de uma ambulância para sair", contou Hoeft.

Ele disse, ainda, que ouviu histórias de combatentes que foram impedidos por guardas ucranianos de sair do país ou deixar suas armas. Em alguns casos, tiveram seus passaportes rasgados e foram instruídos a voltar para a linha de frente.

Voluntários dizem que histórias são falsas

No entanto, desde que Hoeft postou o vídeo, pelo menos dois outros combatentes estrangeiros na Ucrânia fizeram gravações questionando as alegações, chamando-as de "completamente falsas". Um deles afirmou, inclusive, que as falas do norte-americano são "uma retaliação direta" por ele ter sido rejeitado no processo de verificação da Legião Nacional da Georgia.

"É exatamente por isso que temos um processo de verificação - para impedir que esse tipo de mentalidade das pessoas chegue aqui. De nos ajudar", justificou.

O Boogaloo Boys ganhou notoriedade por ir aos protestos do Black Lives Matters nos Estados Unidos carregando armas como rifles AR-15.

Assista ao vídeo: