ELEIÇÕES 2022

Lula detona Bolsonaro em entrevista a jornal mexicano: “um governo que não governa”

Apesar de não ter nenhum cargo público, Lula foi recebido como chefe de Estado no México, onde se encontra nesta quarta com o presidente Obrador

Lula é recebido por Marcelo Ebrard em sua chegada ao México.Créditos: Redes Sociais
Escrito en GLOBAL el

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista publicada nesta terça-feira (1º), no jornal La Jornada, do México, que o Brasil está retrocedendo sob a liderança do presidente Jair Bolsonaro (PL), e que ele deve ser retirado do cargo nas eleições deste ano.

Lula destacou que 116 milhões de pessoas passam por uma situação de insegurança alimentar. O ex-chefe de Estado chegou ao México para se encontrar com o presidente Andrés Manuel López Obrador no Palácio Nacional na quarta-feira (2).

“Temos um governo que realmente não governa, que é focado na mentira e não respeita absolutamente nada: nem o índio, nem o negro, nem a mulher... e trata governadores e prefeitos como inimigos”, ressaltou Lula.

A atuação de Bolsonaro “é resultado direto do sentimento antipolítico das elites, com a ajuda de setores midiáticos plantados no Brasil, mas será superado este ano nas urnas”, disse ainda.

As elites nunca aceitaram governos que atuassem de forma independente e pelos mais pobres. “A ideia de que os filhos dos pobres pudessem ingressar nas universidades, graças a programas de ação afirmativa e apoio financeiro, nunca foi aceita pelas elites”, explicou Lula.

“Uma espécie de antipolítica”

Ele lembrou que, após o fracasso em derrotar governos progressistas democraticamente eleitos, as elites no Brasil criaram “uma espécie de antipolítica” com o apoio da grande mídia. Por meio desse mecanismo, promoveram o impeachment de Dilma Rousseff e todas as acusações legais contra o próprio Lula, destacou o jornal.

Bolsonaro foi a consequência disso. Após três anos no cargo, a expectativa de vida dos brasileiros foi reduzida em quatro anos. O Brasil também é o país com o segundo maior número de mortes por Covid-19. “Há fome e as armas estão espalhadas pela sociedade”, disse Lula.

Elogios a Obrador

Lula também destacou que Brasil e México são as duas maiores economias da América Latina. O ex-presidente elogiou Obrador por consolidar a autonomia do México “sem criar antagonismos”.

Lula também disse que é preciso ir além do comércio. “Precisamos trabalhar em um mundo de cooperação, equilíbrio e paz, com instituições internacionais representativas e eficazes.”

“Os problemas ambientais, especialmente o aquecimento global, a pandemia e as desigualdades brutais dentro e entre países, exigem uma profunda reforma da governança global”, continuou.

Recebido como estadista

Líder nas pesquisas de intenção de votos na disputa para voltar ao Planalto, Lula foi recebido como estadista no México.

Lula foi recebido pelo ministro de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, que publicou foto com o brasileiro nas redes sociais.

"Bem-vindo, Luiz Inácio Lula da Silva, grande amigo do México e da causa da justiça. Inicia a visita ao nosso país que te quer bem e te respeita. Muito feliz de lhe ver entre nós", escreveu Ebrard.