CRISE HUMANITÁRIA

"Número de refugiados da Ucrânia pode chegar em 4 milhões", diz representante da ONU

Luiz Fernando Godinho, integrante da ACNUR, também falou sobre as denúncias de racismo com refugiados ucraniano não brancos e afirmou que a política humanitária deve se pautar pela “imparcialidade e neutralidade”

Luiz Fernando Godingo, da ACNUR, fala em 4 milhões de refugiados da Ucrânia.Créditos: Revista Fórum
Escrito en GLOBAL el

Em entrevista ao Fórum Onze e Meia desta quarta-feira (2), Luiz Fernando Godinho, que trabalha na ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, declarou que os números de pessoas que deixaram a Ucrânia já passam 800 mil e que há uma estimativa de que o total de refugiados ucranianos chegue em 4 milhões. 

"Os números [de refugiados] são atualizados a cada 24 horas e eles realmente são impressionantes. O número que a gente fechou ontem, 1º de março, apontam para 874 mil pessoas que já deixaram a Ucrânia. Todas essas pessoas são consideradas refugiadas. Essa informação é compilada a partir de fontes que a gente tem com governos, as nossas equipes que estão no terreno e também com ONGS que estão trabalhando conosco”, revela Godinho. 

Godinho também destaca a velocidade com que o número de refugiados da Ucrânia tem crescido. "Esse número mostra a velocidade, o crescimento exponencial de pessoas deixando a Ucrânia, é um número grande e impressionante. Os colegas mais experientes, que tem trabalhado em outras crises humanitárias ao redor do mundo nunca viram nada igual. Nós temos uma projeção de que o número pode chegar em 4 milhões de refugiados ucranianos. É uma coisa com uma dimensão raramente vista”, explica o agente da ACNUR.  

Racismo no acolhimento de refugiados 

Uma série de denúncias dão conta de que refugiados não brancos têm passado por situações de racismo. Além disso, uma série de jornalistas tem chamado atenção para o fato de que os refugiados nascidos na Ucrânia estão mais próximos do povo europeu, isso por conta de "seus olhos azuis", o que denota uma situação de racismo. 

"Nós temos acompanhado alguns desses casos de pessoas de outras origens que não da Ucrânia e que estão tendo dificuldades de cruzar a fronteira e a gente tem feito esse trabalho junto aos países para que isso não aconteça. O parâmetro basilar da ação humanitária é a questão da imparcialidade e da neutralidade. A ação humanitária precisa chegar a todas as pessoas sem qualquer tipo de discriminação", disse Godinho. 

Confira abaixo a entrevista na integra.


Acnur lança campanha de doação 

 

Por conta da extrema gravidade da questão de refugiados da Ucrânia, a ACNUR lançou uma campanha global para que as pessoas ajudem com recursos.


Desde 2014, a Agência da ONU para Refugiados atua na Ucrânia fornecendo itens essenciais de socorro e abrigo para as pessoas forçadas a se deslocar. Neste momento, o ACNUR está trabalhando com as autoridades, a ONU e outros parceiros na Ucrânia e nos países vizinhos para ampliar a assistência humanitária conforme necessário e para responder a qualquer situação de deslocamento forçado.


A campanha da ACNUR pode ser acessada aqui.