GUERRA NA UCRÂNIA

Zelensky fala em "terceira Guerra Mundial" se negociações com a Rússia falharem

Presidente ucraniano classificou como "risível" uma das demandas de Putin, que exige que o país acabe com grupos neonazistas, e criticou a Otan pela "falta de clareza"

Volodymyr Zelensky.Créditos: Instagram/Volodymyr Zelensky
Escrito en GLOBAL el

Em entrevista à rede CNN, dos EUA, neste domingo (20) o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyfalou na possibilidade de uma terceira Guerra Mundial caso as negociações com a Rússia falhem.

“As forças russas vieram para nos exterminar, para nos matar. E podemos demonstrar pela dignidade de nosso povo e de nosso exército que conseguimos lidar com um golpe poderoso, somos capazes de contra-atacar. Mas, infelizmente, nossa dignidade não vai preservar as vidas. Portanto, acho que temos que usar qualquer formato, qualquer chance para termos a possibilidade de negociar, possibilidade de falar com Putin. Mas se estas tentativas falharem, isso significaria que esta é uma terceira Guerra Mundial”, disse Zelensky, que horas antes anunciou a proibição de 11 partidos, de esquerda e da oposição, na Ucrânia.

O ucraniano disse estar pronto para negociar com Vladimir Putin, que já elencou ao presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, as seis exigências para por fim ao conflito.

"Estou pronto para negociar com ele. Eu estava pronto nos últimos dois anos. E penso que sem negociações, não podemos terminar esta guerra”, afirmou Zelensky.

Na entrevista, o presidente da Ucrânia falou de parte das exigências de Putin, como o reconhecimento da Crimeia como parte da Rússia e das duas províncias de Donbas como independentes, além da garantia de que a Ucrânia nunca será um membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Zelensky aproveitou para criticar os membros da Otan pela "falta de clareza" nas negociações. 

“Deveriam ter dito com clareza que não poderíamos entrar na Otan. Pedi que fosse dito com clareza, e em que ano isso aconteceria. E a resposta era que [a Ucrânia] não seria aceita agora, mas que as portas ficariam abertas. Perguntei sobre sanções preventivas — estávamos fortalecendo nosso exército, porque com vizinhos como os que temos é a única opção", disse.

Apoio de grupos neonazistas

Sobre um outro ponto das demandas de Putin, de acabar com grupos neonazistas no país, Zelensky classificou com "risíveis" as acusações.

"Se ele realmente acredita nisto, se não for um jogo, então nós continuaremos lutando contra isto. Mas se não é um jogo, se ele fala sério, se ele pensa que esta é sua missão para conquistar nosso território e se ele vê sinais de neonazistas em nosso país, então muitas perguntas surgem sobre o que mais ele é capaz de fazer em nome de suas ambições, em nome de sua missão”, disse.

Descendente de judeus, Zelensky disse que perdeu toda a família na Segunda Guerra Mundial.

“Quando os russos falam de neonazismo, posso responder que perdi minha família inteira na Segunda Guerra, todos foram exterminados. Para quem fala de nazismo, gostaria de perguntar a essas pessoas em quais linhas de frente os antepassados dessas pessoas lutaram, que países esses soldados liberaram”, declarou.