NAZISTA VAI À GUERRA

Mário Machado, neonazista português condenado por vários crimes, é autorizado a lutar na Ucrânia

Membro da Irmandade Ariana e do Portugal Hammerskins, o famoso neonazista foi autorizado pela Justiça portuguesa a ir em "missão humanitária" à guerra na Ucrânia; MP local tenta impedir

Mário Machado faz saudação nazista.Créditos: Reprodução/YouTube
Escrito en GLOBAL el

Mário Machado, famoso neonazista português condenado por vários crimes, foi autorizado pela Justiça de Portugal, na última semana, a ir à Ucrânia, junto com outras 20 pessoas, para lutar na guerra contra a Rússia. Machado anunciou sua ida ao leste europeu em seu canal do Telegram e o extremista já estaria a caminho do local onde se unirá à Legião Estrangeira. 

Ele precisava desta autorização pois, por conta de suas condenações, era obrigado a se apresentar quinzenalmente às autoridades. A juíza que o liberou para viajar fundamentou a decisão sob o argumento de "razões humanitárias". “Perante a situação humanitária vivida na Ucrânia e as finalidades invocadas pelo arguido para a sua pretensão, o arguido poderá deixar de cumprir a referida medida de coação enquanto estiver ausente no estrangeiro", escreveu a magistrada. 

Nesta segunda-feira (21), o Ministério Público português anunciou que vai recorrer da decisão judicial para impedir o neonazista de se juntar às forças ucranianas. 

Em 1997, Mário Machado foi condenado a quatro anos de prisão por envolvimento no assassinato do português de origem cabo-verdiana Alcindo Monteiro.

Membro de organizações neonazistas, como o Movimento de Ação Nacional, a Irmandade Ariana e o Portugal Hammerskins, o extremista também já foi condenado por crimes de discriminação racial e posse de arma de fogo

*Com informações da CNN Portugal e Observador