GUERRA NA EUROPA

VÍDEO: Navio militar russo, com blindados e munição, é explodido por foguete ucraniano

Embarcação de grande porte, lotada na Frota do Mar Negro, foi destruído no porto de Berdyansk, no Leste da Ucrânia. Ministério da Defesa da Rússia não quis comentar informação

Navio militar Orsk em chamas, no porto de Berdyansk (YouTube).
Escrito en GLOBAL el

Um navio militar de grande porte da marinha russa, utilizado para transporte de tropas, blindados e munições, foi destruído nesta quinta-feira (24) após ser atingido por um foguete disparado pelas forças leais ao presidente Volodymyr Zelensky na cidade portuária de Berdyansk, a 60 km de Mariupol, no Leste da Ucrânia.

Identificado como Orsk, a embarcação era lotada na Frota do Mar Negro e tinha capacidade para carregar até 1.500 toneladas de equipamentos e cargas, ou ainda 20 tanques, ou 40 veículos blindados de transporte de pessoal. A agência de notícias russa TASS havia confirmado que Orsk estacionara no cais de Berdyansk na última segunda-feira (21) para descarregar suprimentos militares para as tropas de Moscou que atuam naquela zona do conflito contra a Ucrânia.

No entanto, após as imagens do navio de guerra em chamas, a TASS e o Ministério da Defesa da Rússia, que sempre se apressam em desmentir as informações disseminadas pelos ucranianos consideradas falsas pelo Kremlin, se calaram e preferiram não comentar o assunto, o que seria, até para analistas pró-Rússia, uma espécie de confirmação sobre a destruição do Orsk.

Imagens captadas de um edifício alto, em Berdyansk, mostram os primeiros sinais de fumaça no navio e grandes explosões posteriores. Rebocadores e uma outra embarcação de guerra, que estão próximos ao local do ataque, saem apressadas de perto das chamas, evitando serem atingidas.

Veja o vídeo: