INFLUENCER DE GUERRA

Como pilotar um tanque abandonado? Vídeo de jovem russa com "dicas" viraliza na Ucrânia

A influenciadora Nastya Tyman vem fazendo sucesso com vídeos que dão dicas de como ligar e dirigir veículos militares, caso as pessoas os "encontrem" por aí; entenda

Influenciadora russa ensina a pilotar tanques "abandonados".Créditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Nos últimos dias, entre ucranianos e russos nas redes sociais, têm viralizado um vídeo que mostra uma jovem dando "dicas" de como ligar e dirigir veículos militares "abandonados".

A maioria das postagens sobre o vídeo são de pessoas "agradecendo" a jovem pelo tutorial "útil" em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia, dando a entender que ela estaria dirigindo tanques russos abandonados. 

A verdade, no entanto, é que o vídeo não é novo. Ele já havia sido postado no TikTok e Instagram pela influenciadora russa Nastya Tyman, que é mecânica de automóveis, em fevereiro de 2021, quando o conflito militar entre russos e ucranianos ainda não havia se iniciado. 

"Parabéns a todos os defensores pelo feriado", escreveu na legenda do vídeo à época, em referência a um feriado russo que homenageia veteranos de guerra. 

Nastya, que tem milhões de seguidores no TikTok e milhares no Instagram, no entanto, resolveu aproveitar a guerra para dar mais impulso ao seu vídeo e o postou novamente no dia 27 de janeiro, ou seja, três dias após o início da invasão russa à Ucrânia, o que fez as imagens viralizarem entre ucranianos. 

“Se você se deparar com um veículo blindado abandonado, use esse truque salva vidas para iniciá-lo, dirigi-lo e não desperdiçá-lo”, escreveu ela na postagem mais recente. 

Assista