ROMANTIZAÇÃO DA GUERRA

"Molotove-se": Mamãe Falei e líder do MBL fazem pose em frente a arsenal de coquetel molotov

Ambos estão orgulhosos em contribuir para uma guerra e postaram fotos com bombas caseiras como se estivessem em um ponto turístico

Mamãe Falei e Renan Santos fazem pose com coquetéis molotov na Ucrânia.Créditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como "Mamãe Falei", e o coordenador do grupo de direita Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Santos, resolveram fazer pose, como se estivessem em um ponto turístico, em frente a um arsenal de coquetéis molotov que ajudaram a produzir junto a ucranianos, que estão em guerra contra a Rússia.

A dupla chegou ao leste europeu para "cobrir" o conflito entre Rússia e Ucrânia no início da semana. A informação de que eles estavam fabricando coquetéis molotov foi adiantada pelo jornalista Guilherme Amado. No início da noite desta quinta-feira (3), os dois confirmaram e postaram fotos junto às bombas caseiras feitas de garrafas, tecido e inflamáveis. 

"Nunca imaginei que um dia nessa vida ainda faria Coquetéis Molotov para o exército Ucraniano", escreveu, orgulhoso, Arthur do Val, em uma tentativa de romantizar o conflito que é complexo, envolve uma série de fatores geopolíticos e que já vitimou centenas de pessoas entre civis e militares. 

"Molotove-se", postou, por sua vez, Renan Santos, junto a uma foto em que aparece, assim como Mamãe Falei, fazendo pose

O fato da dupla estar participando da fabricação de coquetéis molotov na Ucrânia gerou uma série de críticas e ironias nas redes sociais. 

"Interessante…esses são os representantes do mesmo 'movimento', que sempre rechaçou o respeito que muitos partidos de esquerda brasileira têm pela luta palestina, como radicalismo", escreveu, por exemplo, a jornalista Nathália Urban. 

Confira abaixo parte da repercussão