DRAMA

VÍDEO: Soldado russo caminha com 2 granadas sem pino e escapa de cerco na Ucrânia

Militar queria que população se rendesse, mas estratégia não deu certo. Ele só conseguiu escapar da multidão, ameaçando explodir tudo, e fugiu em um carro

Soldado caminha com granada nas mãos em Konotop, na Ucrânia (YouTube/Reprodução).
Escrito en GLOBAL el

Um oficial russo tentou fazer uma pequena multidão se render, na cidade ucraniana de Konotop, no leste do país invadido, segurando uma granada sem pino em cada mão, ameaçando explodir tudo ao seu redor, mas não teve sucesso. Ele apenas se livrou de ser pego pelas pessoas, que se afastaram por precaução, até entrar em uma picape e escapar. As informações são do diário britânico The Telegraph, que acrescentou que ele seria um "delegado" russo para tratar sobre a rendição da comunidade.

Nas imagens, gravadas com celulares por moradores da localidade, o homem fardado aparece de braços abertos, com um explosivo em cada mão, segurando-os bem firme, andando em meio à população e advertindo para que ninguém se aproxime. Os civis ucranianos não chegam a encostar nele, nem tentam rendê-lo, mas vão bem perto do soldado aparentemente o insultando. Há outros membros da tropa russa ao redor e um tanque também aparece momentos depois, embora não seja possível identificar o exército ao qual o blindado pertence. A versão da tentativa de rendição dos civis de Konotop foi dada após a checagem do periódico inglês com sede em Londres.

No mesmo vídeo é possível ver o prefeito da cidade ucraniana, Artem Semenikhin, discursando para os munícipes e argumentando que a rendição seria a melhor solução àquela altura, mas os populares teriam dispensado a ideia do político e mantido a resistência às tropas invasoras. Konotop fica na região de Sumy, a apenas 100 km da fronteira com a Rússia.