CRISE ENERGÉTICA

Alemanha anuncia racionamento de gás após Rússia exigir pagamento em rublo

Agências de risco e economistas alertam para a iminência de um “apocalipse econômico” no bloco europeu

Alemanha anuncia racionamento de gás após Rússia exigir pagamento em rublo.Créditos: Divulgação
Escrito en GLOBAL el

O governo da Alemanha se prepara para dar início ao chamado "plano de emergência", que consiste no racionamento no fornecimento de gás aos cidadãos do país. A medida, que não tem precedente na história do país, se dá após o governo da Rússia anunciar que só vai aceitar o pagamento pelo fornecimento de gás em rublo.

Como resposta a série de sanções que a União Europa os EUA impuseram a Rússia por causa da guerra da Ucrânia, o presidente russo Vladimir Putin anunciou que a partir de agora as exportações do gás devem ser pagas em rublos. Essa nova exigência deve ser formalizada pelo governo russo nesta quinta-feira (31). 

Além do gás, o governo da Rússia deve exigir que o petróleo, grãos, metais, fertilizantes, carvão e madeira também sejam pagos em rublos. 

Com a escalada da crise diplomáticas entre os países europeus e a Rússia, a Alemanha, que depende da Rússia para mais de 50% do fornecimento de seu gás natural, iniciou o "plano de emergência" e, segundo o ministro da Economia, Robert Habeck, a situação alemã deve se deteriorar ainda mais. 

Rússia ameaça cortar o gás da Europa; o que pode acontecer?

Algumas agências de economia alertam que o bloco europeu pode aguentar até abril desse ano sem o gás russo e que a transição para outro fornecedor ou energia renovável não será fácil e nem rápida, mas que, se os governantes dos países europeus não quiserem ver os seus cidadãos no “escuro e com frio” devem começar a pensar neste momento no caminho da transição. 

Todavia, a Europa, pelo seu apoio às sanções dos EUA contra a Rússia, deve arcar sozinha com as sequelas econômicas devido ao corte do gás russo, visto que o país governado por Biden não depende do petróleo e nem do gás russo. 

A Europa sobrevive sem o gás russo? 

Mas, o que aconteceria se a Rússia, que é historicamente a maior fornecedora de gás natural da União Europeia (UE), cortasse o fornecimento da substância? Os europeus conseguiriam sobreviver? 

Um estudo realizado pela ONG Bruegel revela que, caso a Rússia tivesse cortado o fornecimento de gás em fevereiro deste ano, o armazenamento atingiria um nível mínimo de 140 TWh em abril. Mas, se além do corte do fornecimento russo, as temperaturas estiverem extremamente frias, o armazenamento da UE pode ficar zerado até o final de março de 2022. 

Todavia, o estudo da organização salienta que, a curto prazo e considerando toda a Europa, o bloco pode sobreviver a uma interrupção dramática nas importações de gás da Rússia. Mas, as coisas se complicam quando se leva em conta os mercados de cada país da Europa e um corte prolongado do fornecimento de gás. 

A Europa deve se preparar 

O relatório da Bruegel alerta a União Europeia de que ela já deve se preparar para um eventual corte total do fornecimento de gás natural por parte da Rússia, mas que a substituição da Rússia por outro fornecedor "não será fácil ou barata". 

"Se a União Europeia for forçada ou estiver disposta a arcar com o custo, deve ser possível substituir o gás russo já para o próximo inverno sem que a atividade econômica seja devastada, as pessoas congelem ou o fornecimento de eletricidade seja interrompido. Mas no terreno, dezenas de regulamentos terão que ser revisados, procedimentos e operações usuais revisitados, muito dinheiro gasto rapidamente e decisões difíceis tomadas", diz trecho do relatório. 

A Europa importa cerca de 40% do seu gás natural da Rússia, mas, entre todos os países o que mais pode ser afetado com o corte do gás russo é a Alemanha, pois, metade do gás utilizado pelo país vem do fornecimento russo. 

Substituir o gás por fontes renováveis?  

Alguns especialistas também afirmam que a substituição do gás por energias renováveis pode ser feita, mas que não é uma tarefa fácil e rápida. Ou seja, no curto prazo não é uma solução viável para Alemanha e Itália, que são altamente dependentes do gás russo. 

A União Europeia possui um plano para tornar a Europa independente dos combustíveis fósseis russos até 2030 e este plano inclui diversificar o fornecimento de gás e substituir o gás no aquecimento e na geração de energia. 

Mas, não há saída fácil ou, como indica o relatório da Bruegel, sem decisões que recaiam nos bolsos dos cidadãos, pois a contas de luz devem ficar mais caras caso o gás russo deixe de ser fornecido. 

Dessa maneira, o apoio da Europa às sanções dos EUA contra a Rússia deve gerar profundos prejuízos apenas para o bloco europeu, visto que o país governado por Biden não depende do petróleo ou do gás russo. 

Apocalipse econômico 

Em entrevista à BBC, Ángel Saz-Carranza, diretor do Centro de Economia Global e Geopolítica da espanhola Esade, declarou que  a possibilidade da Rússia cortar o fornecimento de gás da Europa "é real, dado o momento" em que se encontra a guerra e as tensões com os EUA e a UE. 

"A Rússia poderia cortar o gás e a Europa poderia aguentar dois ou três meses sem esse combustível, mas também é verdade que a Rússia perderia a única fonte de capital internacional que tem agora", pontua Carranza. 

No entanto, o economista faz uma previsão apocalítica caso o gás russo pare de ser fornecido à Europa. 

"Os preços disparariam, isso bloquearia a atividade de muitas indústrias e geraria um tremendo caos em um momento em que temos uma inflação muito alta na Europa e estamos tentando sair da crise da Covid", alerta Carranza.