MEMÓRIA

Em discurso histórico, Nelson Mandela lembra que EUA já cometeram “atrocidades indescritíveis”

Pronunciamento foi realizado no Fórum Internacional da Mulher, em 2003, quando o ex-presidente da África do Sul lembrou que os EUA usaram bombas atômicas contra o Japão

Escrito en GLOBAL el

No dia 30 de janeiro de 2003, durante discurso no Fórum Internacional da Mulher, em Johanesburgo, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, realizou um discurso histórico onde criticou o imperialismo destrutivo dos EUA. 

Em sua fala, Mandela afirmou que, se há um país que cometeu atrocidades, são os EUA. Detalhe: a fala da figura máxima da luta contra o apartheid na África do Sul se deu dois meses antes da invasão do Iraque. 

"Se existe um país que cometeu atrocidades indescritíveis no mundo, são os Estados Unidos da América. Eles não se importam com o ser humano. Há 57 anos (1945), quando o Japão estava recuando em todos os fronts, eles decidiram jogar uma bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki. Matara muitas pessoas inocentes, que ainda estão sofrendo os efeitos dessas bombas”, critica Mandela. 

Em seguida, Mandela afirma que o uso das bombas atômicas era para ameaçar a União Soviética. 

 “Essas bombas não foram apontadas contra os japoneses, foram apontadas contra a União Soviética para dizer: 'olhe, esse é o poder que nós temos. Se você ousar se opor ao que fazemos, isso é que vai acontecer com você'. Por serem tão arrogantes, eles decidiram matar pessoas inocentes no Japão, que ainda estão sofrendo por isso. Quem são ele para fingir que são os policiais do mundo?”, disse. 

Nelson Mandela presidiu a África do Sul entre 1994 e 1999. Vencedor do Nobel da Paz em 1993, faleceu em dezembro de 2013.