RÚSSIA X UCRÂNIA

Otan planeja Terceira Guerra Mundial, diz ex-primeiro-ministro da Ucrânia

Segundo informações de agência russa, Mykola Azarov afirmou que Otan pretende usar armas nucleares contra a Rússia

Créditos: Twitter/ Anastasiia Lapatina @lapatina_
Escrito en GLOBAL el

Mykola Azarov, ex-primeiro-ministro ucraniano, afirmou nesta sexta-feira (4) que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) planeja desencadear a Terceira Guerra Mundial e usar armas nucleares contra a Rússia. As informações são do site soviético Sputnik.

De acordo com Azarov, o plano da Otan para a Ucrânia envolvia o bloqueio da capital Kaliningrado com a ajuda do exército polonês.

"Há informações de que este plano foi desenvolvido em conjunto com os curadores da OTAN, já que os Estados Unidos já haviam transferido cerca de 5 mil de seus soldados para a Polônia, além do exército polonês. Segundo o plano, eles deveriam bloquear o grupo de Kaliningrado, para que não pudesse avançar para o território atacado do sudeste da Ucrânia", disse Azarov no Facebook.

Ainda de acordo com o ex-primeiro-ministro, o plano da Otan para a Ucrânia também previa o bloqueio de forças de paz na Transnístria por forças do território da Romênia.

Rússia toma usina nuclear de Zaporizhzhya

A agência de inspeção das plantas nucleares da Ucrânia confirmou na madrugada desta sexta-feira (4) - horário de Brasília - que tropas russas tomaram o controle da Usina nuclear de Zaporizhzhya, a maior da Europa, após ataque que causou explosões na noite de quinta-feira (3).

Após o bombardeio, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky acusou a Rússia de "terror nuclear" e de querer repetir a tragédia de Chernobyl, maior acidente atômico da História, ocorrido em 1986.

"Alertamos o mundo inteiro para o fato de que nenhum outro país, exceto a Rússia, disparou contra usinas nucleares. Esta é a primeira vez em nossa história, a primeira vez na história da humanidade. Este estado terrorista está agora recorrendo ao terror nuclear", disse Zelensky em vídeo nas redes sociais.