GUERRA

Ucrânia: EUA já tem plano B para caso Zelensky seja assassinado

Segundo a imprensa internacional, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já foi alvo de três tentativas de assassinato

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en GLOBAL el

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken, revelou durante entrevista realizada a uma emissora de TV dos EUA que o país já tem planos para manter o governo da Ucrânia de pé se o presidente Volodymyr Zelensky for assassinado durante a guerra com a Rússia

Durante entrevista à CBS News, Blinken disse que há "planos em andamento" para garantir a continuidade do governo caso o presidente seja morto. O chanceler, no entanto, não deu detalhes.

“Os ucranianos têm planos, sobre os quais não vou falar ou entrar em detalhes, para garantir que haja a ‘continuidade de governo’ de uma forma ou de outra. E é o que eu posso dizer”, disse Blinken.

O secretário de Estado dos EUA ainda exaltou o presidente ucraniano: “A liderança que o presidente Zelensky mostrou, que todo o governo mostrou, é notável”.

Mercenários tentaram matar Zelensky três vezes

Segundo reportagem do The Times divulgada na sexta-feira, Zelensky já sofreu três tentativas de assassinato por grupos paramilitares. As ações teriam sido frustradas pelas equipes de segurança do chefe de Estado após agentes do FSB, o serviço secreto russo, contrários à guerra, denunciarem os planos para Kiev.

Ucrânia confirma morte de negociador de paz

A Ucrânia confirmou no sábado (5) a morte do banqueiro Denis Kireev, um dos membros da delegação ucraniana que participou da primeira conversa de paz com a Rússia. Kireev foi capturado pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) acusado de traição e teria sido executado dentro das instalações do SBU.