VÍRUS

Funcionária do governo dos EUA comenta sobre laboratórios biológicos na Ucrânia

Rússia e China manifestaram preocupação nos últimos dias com o material que era explorado nesses laboratórios

Victoria Nuland.Créditos: Freddie Everett/Departamento de Estado dos EUA
Escrito en GLOBAL el

Victoria Nuland, subsecretária de Estado dos Estados Unidos, participou de uma sessão no Congresso dos Estados Unidos nesta terça-feira (8) em que comentou sobre os "laboratórios biológicos" que os EUA mantêm na Ucrânia e sobre o temor que a Rússia se apodere do material que era ali "pesquisado". Segundo o Ministério da Defesa russo, esses centros de pesquisa teriam virado gestores de armas biológicas.

"A Ucrânia tem instalações de pesquisa biológica, das quais, na verdade, estamos bastante preocupados que as forças russas possam estar tentando obter o controle", admitiu Nuland aos senadores dos EUA.

"Estamos trabalhando com os ucranianos sobre como eles podem evitar que qualquer um desses materiais de pesquisa caia nas mãos das forças russas, caso eles se aproximem", completou.

Questionada pelo senador Marco Rubio, do Partido Republicano, Nuland refutou as alegações de Moscou de que a Ucrânia estaria desenvolvendo armas biológicas. Para ela, essas alegações representam uma “técnica russa clássica de culpar outro cara pelo que eles planejam fazer”.

Assista à declaração da funcionária do governo dos EUA sobre laboratórios biológicos na Ucrânia:

O Ministério da Defesa e a Chancelaria da Rússia manifestaram preocupação nos últimos dias sobre a possível utilização desses laboratórios para a criação de armas químicas. Segundo o Kremlin, esse material teria sido destruído antes da chegada das tropas russas, conforme orientação dos EUA. 

"Recebemos documentação de funcionários de biolaboratórios ucranianos sobre a destruição em caráter de emergência, em 24 de fevereiro, de patógenos especialmente perigosos de peste, antraz, tularemia, cólera e outras doenças mortais", revelou Ígor Konashénkov, porta-voz da Defesa russa.

Maria Zajarova, porta-voz das Relações Exteriores, disse que existe um temor na Rússia sobre o "desenvolvimentos dos EUA de materiais militares biológicos na Ucrânia". 

A China também se manifestou sobre o tema. Zhao Lijian, porta-voz das Relações Exteriores, afirmou que o país solicitou que os EUA revelem detalhes sobre laboratórios e cobrou que sejam divulgadas informações sobre os tipos de vírus que armazenam e as pesquisas realizadas por essas entidades.

Rússia acusa nacionalistas ucranianos de realizarem provocações com armas químicas

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou nesta quarta-feira (9) que forças nacionalistas da Ucrânia teriam mobilizado armas químicas para a cidade de Zolochiv, localizada na região da Carcóvia, próxima da fronteira russa. Segundo os russos, o objetivo de Kiev é provocar um incidente químico e culpar a Rússia.

Segundo porta voz do ministério, Ígor Konashénkov, os ucranianos movimentaram na manhã (horário de Brasília) desta quarta aproximadamente 80 toneladas de amoníaco a Zolochiv. A Rússia disse que vai enviar documentos que comprovam a ação à Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).

Documentos comprovam ameaça de invasão

Nesta quarta, o governo russo apresentou documentos secretos militares da Ucrânia que comprovam que Kiev tinha planos de tomar à força a região de Donbass antes do início da operação militar realizada pela Rússia. O conflito na região das autoproclamadas Repúblicas Populares de Lugansk e Donetsk foi uma das motivações do início da ação mobilizada por Putin.