COMEMOROU O BOICOTE

McDonald's fora da Rússia: "Foi-se o domínio americano que destrói corpos", diz líder da Chechênia

Ramzan Kadyrov celebrou o fato de empresas como McDonald's e Coca-Cola terem suspendido atividades na Rússia como resposta à guerra na Ucrânia; "Será muito melhor e mais saudável"

Chefe da Chechênia celebra 'saída' do McDonald's da Rússia.Créditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Ramzan Kadyrov, chefe de governo da Chechênia, região que faz parte da Federação Russa, celebrou nesta quarta-feira (9) a notícia de que empresas estadunidenses, como McDonald's e Coca-Cola, vão suspender suas atividades na Rússia como resposta à guerra na Ucrânia. As informações são do portal russo Pravda.Ru. 

"As notícias estão cada dia melhores e mais positivas. Finalmente, os produtores nacionais respirarão livremente. Eles estavam há muito tempo ansiosos por esse dia. Foi-se o domínio americano que busca destruir nossos corpos e nos deixar obesos", declarou Kadyrov. 

"Sem esse refrigerante e fast foods, será muito melhor e, o mais importante, mais saudável. Agora haverá mais de nossos produtos nas prateleiras, mais oportunidades se abrirão para os negócios russos e os lucros permanecerão no país”, disse ainda o líder checheno. 

McDonald's suspende operações na Rússia 

O McDonald's anunciou, nesta terça-feira (8), que vai suspender suas atividades na Rússia por tempo indeterminado. Com a decisão, a empresa, símbolo do capitalismo ocidental, se soma a inúmeras outras multinacionais que estão deixando o país governado por Vladimir Putin como resposta à guerra na Ucrânia

"O conflito na Ucrânia e a crise humanitária na Europa causaram sofrimento indescritível a pessoas inocentes. Nos juntamos ao mundo condenando a agressão e a violência e orando pela paz (...) Nossos valores significam que não podemos ignorar o sofrimento humano desnecessário que se desenrola na Ucrânia", diz comunicado da empresa difundido aos funcionários. 

"O McDonald's decidiu fechar temporariamente todos os nossos restaurantes na Rússia e pausar todas as operações no mercado", prossegue a rede de fast food. 

A multinacional, ao anunciar o fechamento temporário das lojas na Rússia, porém, informou que manterá os salários dos trabalhadores enquanto as atividades estiverem suspensas. Ao todo, o McDonald's tem 850 unidades em solo russo com 62 mil funcionários. 

"Neste momento, é impossível prever quando poderemos reabrir nossos restaurantes na Rússia. Estamos passando por interrupções em nossa cadeia de suprimentos, juntamente com outros impactos operacionais. Também acompanharemos de perto a situação humanitária", diz ainda o comunicado da empresa. 

McDonald's "soviético"

A primeira loja do McDonald's na Rússia foi inaugurada no ano de 1990 em Moscou, à época da antiga União Soviética. Em 2020, a rede comemorou 30 anos da primeira unidade em solo russo, que marcou a entrada do símbolo do capitalismo global em um país até então dito comunista, vendendo lanches a preços daquela época. 

O evento de inauguração do primeiro McDonald's em Moscou foi marcado por curiosidade e filas gigantescas. Confira.