GUERRA

VÍDEO: Helicópteros ucranianos atacam depósito de combustíveis na Rússia

A informação foi confirmada pelo prefeito de Belgorod, que declarou que dois trabalhadores ficaram feridos e moradores deixaram a cidade

Depósito em Belgorod, no Sudoeste da Rússia, foi atingido.Créditos: Reprodução/Russian Emergencies Ministry
Escrito en GLOBAL el

Mais um capítulo da guerra Rússia-Ucrânia. Dois helicópteros das Forças Armadas ucranianas cruzaram a fronteira e atacaram, nesta sexta-feira (1), um depósito de combustíveis localizado em Belgorod, no Sudoeste russo. A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade, Vyacheslay Gladkov.

Trata-se do primeiro ataque dentro do território russo desde o início da guerra em 24 de fevereiro. A Ucrânia ainda não se manifestou.

Conforme o prefeito, as aeronaves cruzaram a fronteira em baixa altitude no começo da manhã e realizaram o ataque aéreo. A autoridade russa informou, também, que dois trabalhadores ficaram feridos e moradores deixaram a cidade.

Enquanto isso, Dmytro Kuleba, ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, afirmou que “não nega, nem confirma” os ataques, pois não tem conhecimento de todas as operações militares do seu país.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, por sua vez, informou que o presidente russo, Vladimir Putin, já está ciente do episódio e que o governo analisa possíveis respostas.

Peskov destacou, ainda, que o ataque “não cria condições confortáveis para continuar as conversas por um acordo de paz”.

Mesmo com o ataque, negociações por acordo de paz continuam

Apesar do novo fator complicador, representantes dos dois países retomaram negociações para um acordo de paz, nesta sexta, de forma virtual.

A cúpula do governo russo deve dar um retorno sobre as propostas feitas pelos negociadores ucranianos, no encontro de terça-feira (29) em Istambul, na Turquia, segundo o G1. Kiev se compromete a adotar a neutralidade exigida pela Rússia. Ou seja, o país não vai aderir a nenhuma aliança militar, como a Otan.