ELEIÇÕES NA FRANÇA

Emmanuel Macron e Marine Le Pen vão para o segundo turno na França

O líder de esquerda, Jean-Luc Mélenchon, ficou em terceiro; uma hora antes do fechamento das últimas urnas, o índice de abstenção era de 26,5%

Macron e Le Pen.Créditos: Montagem/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O atual presidente da França, Emmanuel Macron, do Partido República em Marcha, e a líder da extrema-direita, Marine Le Pen, vão para o segundo turno da eleição presidencial francesa, de acordo com as primeiras apurações divulgadas na noite (horário local) deste domingo (10).

Macron já havia enfrentado a chefe do partido Reunião Nacional na reta final em 2017, quando foi eleito pela primeira vez.

O presidente conquistou entre 27,6% e 29,7% dos votos, enquanto Le Pen reuniu entre 23,5% e 24,7%, de acordo com as primeiras estimativas.

Mélenchon

O líder de esquerda, Jean-Luc Mélenchon, ficou em terceiro lugar com entre 19,8 e 20,8% dos votos, seguido do outro candidato da extrema direita, Eric Zemmour, com entre 6,5% e 7,1%. O ecologista Yannick Jadot teve entre 4,4% e 5% e Valérie Pécresse, da direita tradicional, vem logo depois, acumulando entre 4,3% e 5% dos votos.  

A líder da extrema direita conseguiu diminuir a diferença das pesquisas de intenção de voto nas últimas semanas, mas Macron aparece como favorito desde o início da campanha.

Taxas de abstenção

Quase 49 milhões de eleitores foram convocados para participar do pleito neste domingo. Mas como o voto não é obrigatório e as pesquisas vinham mostrando um desinteresse da população pela eleição, a taxa de abstenção era uma das grandes incógnitas.

Às 19h pelo horário de Paris (14h em Brasília), uma hora antes do fechamento das últimas urnas, o índice de abstenção era de 26,5%.

Com informações do RFI