ELEIÇÕES NA FRANÇA

Marine Le Pen, da extrema direita, suaviza discurso e pode virar o jogo na eleição francesa

Analistas consideram que a candidata da Assembleia Nacional acertou ao focar o seu discurso e propostas na classe trabalhadora e no eleitorado mais jovem

Marine Le Pen, da extrema direita, suaviza discurso e pode virar o jogo na eleição francesa.Créditos: Agência Brasil
Escrito en GLOBAL el

A França vai às urnas neste domingo (10) em uma eleição marcada por incertezas e reviravoltas. Na reta final do primeiro turno, a candidata da extrema direita, Marine Le Pen ganhou fôlego e empatou com o presidente Emmanuel Macron, que busca um segundo mandato. 

De acordo com a pesquisa de intenção de votos divulgadas pela Elabe Opinion, nesta sexta-feira (8), Macon e Le Pen estão empatados com 25% e 24%, respectivamente. A sondagem apresenta dados semelhantes da pesquisa do Instituto Harris. 

O instituto Elabe também indica empate entre os dois candidatos no segundo turno: Macron aparece com 51% das intenções de votos e Marine Le Pen com 49%. 

Os acertos de Marine Le Pen

De acordo com especialistas ouvidos ela Reuters, a candidata da extrema direita Marine Le Pen (Assembleia Nacional, antiga Frente Nacional) acertou ao focar a sua campanha em propostas para a melhoria de vida à classe trabalhadora e também em focar no eleitorado mais jovem. 

Além disso, Le Pen suavizou o seu discurso e retirou de sua pauta as propostas xenofóbicas, que marcaram a sua campanha de 2017 e também por ter deixado de lado a guerra entre a Rússia e Ucrânia. 

Outro ponto indicado como acerto da campanha de Marine Le Pen foi o fato de ter apostado em forte mobilização nas ruas, o que criou um clima de onda em torno de seu nome. 

Para os analistas do site France24, "parece que parcela do eleitorado perdeu o medo que tinha de Marine Le Pen". 

Os erros de Macron 

Até março tudo indicava que Emmanuel Macron (Em Marcha!) teria vida fácil até a realização do primeiro turno, visto que os institutos lhe davam entre 30% e 35% das intenções de votos. 

Porém, entre o fim de março e começo de abril, Macron viu o seu eleitorado debandar para o lado de Marine Le Pen e do candidato da esquerda, Mélenchon (França Insubmissa), que aprece em terceiro lugar com 17% das intenções de votos. 

Segundo o site Le Figaro, Macon errou ao apostar em uma "campanha de gabinete" e de não ter comparecido a nenhum dos debates presidenciais. Também lhe gerou muita rejeição o fato de não ter ido à entrevista convocada pela TV estatal da França, a France TV.  

Parte do eleitorado entrevistado pelos institutos de pesquisa se mostrou "decepcionado e abandonado" pelo candidato Macron. 

Outra questão que tem pesado na rejeição de Macron é o fato dele defender a reforma previdenciária que prevê aposentadoria aos 65 anos, enquanto Le Pen defende a idade de 62 anos. 

Marine Le Pen pode vencer as eleições? 

Com a ascensão de Marine Le Pen e a queda de Emmanuel Macron, surge a fatídica pergunta: Marine Le Pen pode vencer as eleições? 

Em debate promovido pelo site 20 Minutes France, todos os analistas foram enfáticos e afirmaram que sim, Le Pen pode ser tornar a próxima presidenta da França. 

Quem também acredita em uma vitória de Marine Le Pen é Edouard Philippe, ex-primeiro-ministro da França. "Claro, Marine Le Pen pode ganhar. O problema, para Marine Le Pen, é que se as urnas forem confirmadas no primeiro turno, as pessoas serão convocadas a refletirem se querem colocar a Assembleia Nacional no poder". 

 

Com informações do Le Figaro, France24 e 20 Minutes France