NÃO É PIADA

VÍDEO: Casamento de membros da elite, em pleno 2022, tem "escravos" amarrados

Durante a cerimônia, pessoas "fantasiadas" de escravos ainda simulavam trabalhos forçados

Casamento no Peru conta com pessoas fantasiadas de indígenas escravizados.Créditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Uma cerimônia de casamento entre dois membros das elites peruana e espanhola vem gerando fortes críticas nas redes sociais e, principalmente, entre representantes de entidades em defesa das culturas pré-colombianas. A festa que marcou o matrimônio de Belén Barnechea, filha do ex-candidato à presidência do Peru, Alfredo Barnechea, e Martín Cabello de los Cobos, neto dos condes de Fuenteblanca, contou com pessoas fantasiadas de escravos amarrados por cordas

O casamento foi realizado no dia 9 de abril  na cidade peruana de Trujillo. Durante a cerimônia, os noivos e convidados realizaram uma espécie de procissão pelo centro do município com pessoas fantasiadas de indígenas que foram escravizados pelos espanhóis à época da colonização do Peru. Seminuas, essas pessoas andavam curvadas e amarradas por cordas ao redor dos noivos. 

Em um espaço fechado onde se deu a festa, esses escravos fictícios ainda simulavam trabalhos forçados em meio ao banquete das famílias de elite. 

Assista 

Ministério da Cultura do Peru repudia 

O caso gerou forte repercussão negativa e chegou até o Ministério da Cultura peruano, que emitiu uma nota de repúdio ao uso da cultura indígena pré-colombiana para fins de lazer. 

"Repreendemos o uso inadequado de nossa diversidade cultural por motivos comerciais e/ou de lazer, pois afeta a percepção dela como algo exótico, reforçando estereótipos históricos que não agregam ao tratamento respeitoso que merece a cultura ancestral do Peru", diz um trecho da nota. 

Confira a íntegra.