EXTREMA DIREITA DERROTADA

VÍDEO: Macron diz que França escolheu "projeto humanista" e comemora com La Marsellaise

O segundo turno entre o presidente reeleito e a candidata da extrema direita registrou a maior taxa de abstenção desde 1969

VÍDEO: Macron diz que França escolheu "projeto humanista" e comemora com La Marsellaise.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en GLOBAL el

Durante o seu discurso de vitória, o presidente reeleito da França, Emmanuel Macron (Em Marcha!), afirmou que entendeu o recado do eleitorado e disse ter ciência que boa parte daqueles que votaram em sua chapa o fizeram para impedir a chegada da extrema direita, representada pela candidata derrotada Marine Le Pen (Assembleia Nacional), ao poder. 

"Eu sei que muitos votaram para mim não por apoiar minhas ideias e sim para barrar a extrema direita. Quero agradecê-los e dizer que tenho consciência do que esse voto representa para os próximos anos", disse Macron. 

Ao som da Marselhesa, hino da França, Emmanuel Macron declarou que os franceses optaram por um projeto humanista ao lhe darem um novo mandato. O presidente francês recebeu 58% dos votos. Marine Le Pen, por sua vez, teve 41,8%. 

"Vocês escolheram hoje um projeto humanista e ambicioso para a independência do nosso país e pela nossa Europa. Um projeto republicano em seus valores, social e ecológico, baseado no trabalho e na criação", prometeu. 

O presidente da França também prometeu, a partir do seu segundo mandato, fazer da França "uma grande nação ecológica" e versou sobre a guerra entre Ucrânia e Rússia. "O mundo atravessa tempos trágicos, onde a França tem que mostrar clareza de suas escolhas. E faremos isso", disse. 

 

 

Abstenção histórica 

 

O segundo turno da eleição presidencial francesa revelou uma profunda rejeição entre o eleitorado mais jovem que, no primeiro turno, votou em massa no candidato da esquerda, Jean-Luc Mélenchon (França Insubmissa). 

O primeiro turno da eleição francesa registrou 27,8% e o segundo 29,8%, o nível mais elevado em um segundo turno desde 1969.