CONFLITO MUNDIAL

"Risco de Terceira Guerra Mundial é grave e real", diz ministro russo

As declarações de Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, se dão após ministros do governo Biden visitarem a Ucrânia e afirmarem que vão fornecer mais armas ao país

"Risco de Terceira Guerra Mundial é grave e real", diz ministro russo.Créditos: Reprodução/ redes sociais / Youtube
Escrito en GLOBAL el

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, declarou na noite desta segunda-feira (25) para o “risco real” de uma Terceira Guerra Mundial após membros do governo dos EUA visitarem a Ucrânia e declararem que "é possível ganhar o conflito com o equipamento adequado". 

Lavrov também afirmou que o risco de uma Terceira Guerra Mundial se torna mais real na medida em que a OTAN "em essência" está envolvida em uma guerra por procuração contra a Rússia ao fornecer armas para Kiev. 

Em entrevista transmitida pelo canal estatal de notícias da Rússia, Lavrov também declarou que o risco de um conflito nuclear não deve ser subestimado e que o cerne de qualquer acordo para acabar com o conflito na Ucrânia dependeria em grande parte da situação militar no terreno. 

As declarações de Lavrov sobre o risco de uma Terceira Guerra Mundial se deram após o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o secretário de Defesa Lloyd Austin visitarem Kiev e prometerem mais assistência militar para a Ucrânia. 

À imprensa estadunidense, o secretário de Defesa dos EUA afirmou que o governo Biden quer ver a Rússia "enfraquecida" e afirmou que a atual gestão federal vai ajudar a Ucrânia a vencer a guerra contra Moscou. 

Diante das declarações dos dois ministros do governo Biden, Lavrov acusou os EUA de usar a OTAN para realizar uma guerra por procuração e reforçou o alerta para o risco de uma nova guerra mundial. 

"A Rússia trabalha para defender o princípio de lutar para evitar uma guerra nuclear a todo custo. Esta é a nossa posição-chave na qual baseamos tudo. Os riscos agora são consideráveis. Eu não gostaria de elevar esses riscos [de uma Terceira Guerra Mundial] artificialmente. Muitos gostariam disso. O perigo é sério, real. E não devemos subestimá-lo", alertou Lavrov.