PIONEIRISMO

Empata votação sobre eleição da primeira mulher negra na Suprema Corte dos EUA

A aprovação ou não do nome da juíza Ketanji Brown Jackson deverá ser decidida com uma votação entre todos os senadores

A juíza Ketanji Brown Jackson pode entrar para a história.Créditos: Reprodução/YouTube
Escrito en GLOBAL el

O Comitê de Justiça do Senado dos Estados Unidos não chegou a um resultado sobre a votação para aprovar o nome da juíza Ketanji Brown Jackson para a Suprema Corte do país. O placar apontou 11 votos favoráveis e 11 contrários.

Com o empate no comitê, a aprovação ou não de Jackson deverá ser decidida até o fim desta semana, com uma votação entre todos os senadores.

Caso seja aprovada, ela se tornará a primeira mulher negra a ocupar o cargo de ministra da Suprema Corte dos Estados Unidos.

A votação no comitê foi realizada após inúmeras audiências. Após os encontros, ficou claro a divisão no Legislativo estadunidense: os senadores do Partido Democrata elogiaram Jackson, enquanto os parlamentares do Partido Republicano a questionaram, com o objetivo de caracterizar a juíza como uma ativista liberal perigosa.

O Senado dos Estados Unidos é dividido rigorosamente ao meio, com 50 senadores de cada partido.

Em caso de novo empate, Jackson será aprovada

Na próxima rodada de votação, caso todos os senadores democratas derem o aval a Jackson, ela será aprovada, pois em caso de um suposto empate, a vice-presidente Kamala Harris tem um voto de desempate e ela é democrata.

As chances de aprovação aumentaram depois que Susan Collins, senadora republicana, declarou que votará favoravelmente a Jackson.

Com informações do Portal Geledés