AMÉRICA LATINA

VÍDEO: Peru impõe toque de recolher por atos e saques contra alta de gasolina e comida

A decretação do estado de emergência fez com que a partida entre Sporting Cristal x Flamengo, pela Libertadores, que ocorreria esta noite na capital peruana fosse adiada.

Exército peruano foram para as ruas de Lima e Callao para conter protestos por aumento da gasolina.Créditos: Twitter @@Inter_logos
Escrito en GLOBAL el

O governo de Pedro Castillo decretou toque de recolher a partir das 2h até às 23h59h desta terça-feira (5) nas cidades de Lima e Callao após violentos protestos e tentativas de saques em protestos contra a alta nos preços da gasolina e da comida - veja vídeos ao final da reportagem.

A decretação do estado de emergência fez com que a partida entre Sporting Cristal x Flamengo, pela Libertadores, que ocorreria esta noite na capital peruana fosse adiada.

Em mensagem à Nação, o Presidente Pedro Castillo anunciou que "o Conselho de Ministros, nos termos do n.º 1 do artigo 137.º da Constituição Política, decretou o estado de emergência, suspendendo os direitos constitucionais relativos à liberdade e à segurança, a inviolabilidade do lar e a liberdade de reunião e trânsito nas províncias de Lima e Callao".

"O Conselho de Ministros aprovou a declaração de imobilidade cidadã das 2 da manhã às 11h59 da noite de terça-feira, 5 de abril, para proteger os direitos fundamentais de todas as pessoas, o que não impedirá o fornecimento de serviços essenciais para todos os peruanos", emendou.

O presidente peruano pediu calma e afirmou que "o protesto social é um direito constitucional, mas deve ser feito no âmbito da lei, respeitando a integridade das pessoas, bem como a propriedade pública e privada".

Ex-dirigente sindical, Castillo luta contra os efeitos de governos neoliberais anteriores - ele sucedeu Francisco Sagasti ao vencer Keiko Fujimori nas eleições do ano passado - e promoveu uma série de mudanças na direção da PetroPeru, estatal do petróleo após os protestos.

"Saúdo a nomeação dos novos membros do Conselho de Administração da @petroperu_sa: Carlos Vives, Humberto Campodónico, José Olivares, Víctor Murillo e Luis Gonzales. Para o bem e desenvolvimento do país, desejo sucesso à nova gestão de tão importante empresa estatal", escreveu no Twitter no sábado (2).

Já no domingo (3), Castillo ainda anunciou a redução de impostos sobre a gasolina e o diesel e o aumento do salário mínimo a partir de 1º de Maio.

"Desde o início de nossa gestão, continuamos a alcançar o bem-estar e a integralidade desenvolvimento da população", escreveu, ao anunciar o reajuste salarial.

Veja imagens dos protestos

 

Temas