LUTA CONTRA O NAZISMO

Mimi Reinhardt, a mulher que ajudou Schindler a salva milhares de judeus, morre aos 107 anos

A história das listas organizadas por Reinhardt e Schindler se tornou mundialmente conhecida por causa do filme “A Lista de Schindler”

Mimi Reinhardt, a mulher que ajudou Schindler a salva milhares de judeus, morre aos 107 anos.Créditos: Reprodução/ redes sociais / Youtube
Escrito en GLOBAL el

Mimi Reinhardt, a secretária que trabalhava com Oskar Schindler e o ajudou a salvar milhares de judeus durante o nazismo, morreu nesta sexta-feira (8) aos 107 anos. A informação foi divulgada pela sua família no jornal "Times of Israel".

Considerada uma das grandes figuras na luta contra o nazismo, Mimi Reinhardt nasceu na Áustria como Carmen Weitmann, era judia e foi recrutada por Oskar Schindler e com ele trabalhou até 1945. 

Durante o holocausto, Reinhardt atuou como secretária de Schindler e era responsável por organizar as listas de trabalhadores judeus do gueto de Cracóvia, cidade polonesa, que era recrutados pelo industrial para trabalhar em sua fábrica. Essa atuação de Reinhardt e Schindler salvou a vida de milhares de judeus. 

De acordo com informações do "Times os Israel", após a Segunda Guerra Mundial, Mimi se mudou para Nova York e, posteriormente, foi morar em Israel, em 2007, onde vivia com o seu único filho, Sacha Weitman, professor de sociologia da Universidade de Tel Aviv. 

A Lista de Schindler 

A história de Oskar Schindler se tornou mundialmente conhecida por conta do sucesso do filme "A Lista de Schindler" (1993), dirigido por Steven Spielberg e que recebeu 7 Oscars, entre eles, o de melhor filme e direção. 

As listas organizadas por Mimi Reinhardt, de acordo com levantamentos históricos, ajudaram a salvar mais de 1.300 judeus que poderiam ter sido encaminhados para os campos de concentração. 

Oskar Schindler faleceu em 1974 e foi nomeado pelo Museu do Holocausto Yad Vashem como membro dos "Justos entre as Nações", uma honra para pessoas não judias que atuaram contra o nazismo.