ELEIÇÕES 2022

"Queremos eleições livres e justas para o povo brasileiro”, diz subsecretária de Estado dos EUA

Victoria Nuland afirmou que o país possui tradição democrática e mecanismos para a realização de uma eleição justa e que apenas os escolhidos pelo sufrágio é que serão legitimados pelos observadores internacionais

"Queremos eleições livres e justas para o povo brasileiro”, diz subsecretária de Estado dos EUA.Créditos: Carolina Antunes/PR
Escrito en GLOBAL el

A subsecretária de Estado dos Estados Unidos, Victoria Nuland, declarou em entrevista à BBC News que o Brasil "precisa de eleições livres e justas". A declaração de Nuland se dá após o presidente Bolsonaro voltar a lançar dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro. 

Nuland esteve no Brasil no fim de abril em uma delegação diplomática dos Estados Unidos que, entre vários assuntos, tratou da crise dos fertilizantes, que envolve a Rússia, e sobre a eleição deste ano. A funcionária do governo Biden revelou que foi informado à delegação brasileira que eles "confiam no processo democrático brasileiro", porém, alertaram para uma possível interferência russa no pleito brasileiro e que apenas os escolhidos pelo sufrágio é que serão legitimados internacionalmente. 

Além de lançar novas dúvidas sobre o processo eleitoral no Brasil, o presidente Bolsonaro (PL) sugeriu que as Forças Armadas fizessem uma contagem à parte dos votos e novamente atacou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é o responsável por conduzir o processo eleitoral no país. 

Questionada sobre qual seria a posição do governo Biden diante de um golpe no Brasil, Nuland afirmou que os EUA desejam "eleições livres e justas em países ao redor do mundo e, particularmente, nas democracias. Julgamos a legitimidade daqueles que se dizem eleitos com base em se a eleição foi livre e justa e se os observadores, internos e externos, concordam com isso. Então, queremos ver, para o povo brasileiro, eleições livres e justas no Brasil". 

Para Nuland, também há o risco de intromissão russa na eleição brasileira. "Vimos a Rússia se intrometer em eleições em todo o mundo, inclusive nos Estados Unidos e na América Latina. Por isso, em minha recente visita ao Brasil, exortei o governo a ser extremamente vigilante, e a oposição também, para garantir que forçar externas não estejam manipulando seu ambiente eleitoral de forma alguma. Isso precisa ser uma eleição de brasileiros para brasileiros, sobre seu próprio futuro". 

Sobre o fato do presidente Bolsonaro lançar sistematicamente duvidas ao sistema eleitoral brasileiro, Nuland afirmou que o país "têm instituições fortes, salvaguardas fortes e uma base legal forte" 

"Acreditamos que o Brasil tem um dos sistemas eleitorais mais fortes da América Latina [...] O que precisa acontecer são eleições livres e justas, usando suas estruturas institucionais que já serviram bem a vocês no passado. Temos confiança no seu sistema eleitoral. Os brasileiros também precisam ter confiança", disse Nuland. 

Por fim, Nuland destacou a tradição democrática do Brasil. "Vocês têm uma longa tradição nisso. E isso é o mais importante para manter a força do Brasil daqui para frente". 

 

 

Com informações da BBC News e UOL.