SUPREMACIA BRANCA E NAZISMO

Atirador de massacre nos EUA postou manifesto com símbolo neonazista Sol Negro

O símbolo usado por Payton S. Gendron, que assassinou 10 pessoas em um supermercado, é o mesmo utilizado pelo batalhão Azov da Ucrânia; jovem de 18 anos se descreve como "fascista, supremacista branco e antissemita"

Atirador que matou 10 em supermercado de Buffalo (EUA) postou manifesto com um Sol Negro, símbolo neonazista.Créditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O autor do ataque a tiros que matou 10 pessoas em um supermercado de Buffalo, Nova York, nos Estados Unidos, no último sábado (14), tem inspirações nazistas, apesar de boa parte da imprensa só utilizar o termo "supremacia branca" para se referir ao assassino. 

Payton S. Gendron, de 18 anos, dias antes do massacre, publicou um manifesto na plataforma Google Docs que contém pelo menos 180 páginas com escritos contra negros e judeus. O documento, em sua primeira página, contém um Sol Negro, símbolo usado por neonazistas e também pelo Batalhão Azov, do exército da Ucrânia, que possui membros defensores do nazismo. O FBI ainda analisa o manifesto. 

No texto, Gendron se descreve, segundo a CNN, como "fascista, supremacista branco e antissemita". Ele fala sobre seus planos de cometer o atentado em Buffalo e ainda discorre sobre teoria racista da "Grande Substituição", quer consiste na crença de que as pessoas brancas serão extintas por meio da miscigenação e substituídas por negros, latinos e mulçumanos. 

Atirador publicou manifesto nazista antes do atentado. Fórum optou por encobrir o texto por se tratar de incentivo ao nazismo, racismo e antissemitismo 

O FBI trata o crime como um atentado motivado por questões raciais. Além do manifesto, cuja a autenticidade ainda é analisada pelas autoridades, Gendron escolheu a cidade de Buffalo e o supermercado em questão por se tratar de uma região com maioria da população negra. Ele transmitiu o ataque ao vivo na plataforma Twitch. 

Sol Negro: símbolo neonazista 

Sol Negro, também conhecido como "Black Sun”, remete ao ocultismo e esoterismo, Uma representa??ão desse símbolo antigo, que já foi registrado em diversas culturas, como nórdicos antigos e os celtas, se encontra incorporada em um mosaico de um piso no castelo Wewelsburg, na Alemanha, onde funcionava a sede Schutzstaffel (SS), polícia política de Adolf Hitler.

Entre os múltiplos símbolos caracterizantes das expressões culturais e ideológicas dos nazistas, além do que mais se destacou, que foi a suástica, que se tornou máximo na identificação da Alemanha liderada por Adolf Hitler, estava o Sol Negro.

A imagem estampa um sol central expelindo doze raios. Observando mais precisamente, o símbolo é composto de três suásticas, aumentando a identificação com o nazismo. 

Militares ucranianos foram vistos usando este símbolo em meio a guerra com a Rússia e a figura é muito difundida entre grupos neonazistas ao redor do mundo

O agrupamento nazista do exército ucraniano, o Batalhão Azov, por exemplo, leva o sol negro em sua bandeira, que também contém uma figura que se assemelha a um tridente - outro símbolo associado ao nazismo na Ucrânia, que se parece com o design da SS, sigla para Schutzstaffel, a polícia especial de Hitler, e a própria suástica.