CRISE DIPLOMÁTICA

Parlamento da Finlândia aprova adesão do país à OTAN; ministro russo desdenha

Para que o país faça parte da organização é necessário que todos os países membros aprovem; Turquia se opõe

Parlamento da Finlândia aprova adesão do país à OTAN; ministro russo desdenha.
Escrito en GLOBAL el

O parlamento da Finlândia, após dois dias de discussões, aprovou nesta terça-feira (17) a proposta do governo para que o país se candidate a entrar na Organização do Tratado Atlântico (Otan). O governo formalizou a sua intenção de entrar na aliança militar no último domingo (15), mas precisava do aval do legislativo. Ao todo foram 188 votos favoráveis e apenas 9 votos contrários

Além da Finlândia, a Suécia também deu um passo adiante para compor a Otan. A ministra da Relações Exteriores do governo sueco, Ann Linde, assinou a carta onde o país solicita adesão a organização. O pedido deve ser encaminhado à aliança militar junto com a Finlândia, o que deve ocorrer nos próximos dias. 

Para que os dois países possam fazer parte da Otan, é necessária a aprovação unânime dos Estados-membros. Até este momento o único a se opor é a Turquia, pois, o governo turco acusa a Finlândia e a Suécia de abrigarem "terroristas" curdos. 

O posicionamento da Finlândia e da Suécia, que são integrantes da União Europeia, marca uma mudança histórico, visto que até hoje as duas nações se mantinham neutras nos conflitos diplomáticos entre a Rússia e o Ocidente. 


Rússia expulsa diplomatas finlandeses 

 

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia revelou nesta terça-feira que dois diplomatas finlandeses foram expulsos de Moscou. 

A ação é uma resposta a uma atitude semelhante tomada por Helsinque, que expulsou da Finlândia dois membros da embaixada russa e suspendeu a renovação do visto de um terceiro. 

Em comunico, o governo da Finlândia afirmou que "a medida estava em consonância com as ações tomadas por outros Estados-membros da União Europeia". 

Por sua vez, o governo da Rússia declarou que as opções políticas recentes iniciam "trajeto de confronto da Finlândia em relação à Rússia"

Sobre a adesão da Finlândia e da Suécia a Otan, o chanceler russo Serguei Lavrov afirmou que "não fará muita diferença", pois, segundo o ministro das Relações Exteriores russo os dois países já participavam de exercícios militares da aliança. "Vamos ver com esses territórios serão usados na prática pela Otan", disse Lavrov.