ESTADOS UNIDOS

Joe Biden diz que a democracia dos EUA está ameaçada

Presidente alertou que existe "um veneno que percorre a democracia americana" em referência à tentativa de Donald Trump de interferir no resultado das eleições de 2020.

Joe BidenCréditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en GLOBAL el

Em jantar com jornalistas da Casa Branca, o presidente Joe Biden   alertou que existe "um veneno que percorre a democracia americana" em alusão à tentativa de Donald Trump de interferir no resultado das eleições de 2020.
"Quando mentiras são usadas para enterrar a verdade (...), o que fica claro, e digo isso de coração, é que você na imprensa livre importa mais do que nunca no século passado", enfatizou Biden.

O presidente também fez um alerta para o problema da “desinformação” no plano internacional,  "onde a ordem mundial criada após a Segunda Guerra Mundial está “sob grave ataque”, em alusão a invasão russa da Ucrânia.

Joe Biden também prestou homenagem aos jornalistas que morreram na Ucrânia, além de reconhecer que o trabalho da imprensa é árduo, porque "a indústria está mudando" e há "intensa pressão para agitar as coisas em vez de esclarecer".
“Mas a verdade importa. A democracia americana não é um 'reality show'”, ressaltou.

Biden disse ainda que não está preocupado com as eleições legislativas previstas para novembro. 
“Não estou preocupado com as eleições legislativas (em novembro), ou se geram mais obstrução partidária. Estou certo de que conseguiremos resolvê-lo nos seis anos que me restam na Presidência”, frisou. O jantar reuniu cerca de 2.600 pessoas em um salão de hotel em Washington.  Esta é a primeira vez que um presidente participa do jantar dos correspondentes da Casa Branca. 

O  democrata Joseph Robinette Biden Jr  de 79 anos, tem longa trajetória na política norte-americana. Além de vice-presidente no governo Obama, foi senador do estado de Delaware por seis mandatos consecutivos até disputar as eleições presidenciais contra Donald Trump.