DIPLOMACIA

Lavrov diz que “Hitler tinha origens judaicas” e governo de Israel responde: “nível baixo do racismo”

O governo israelense também afirmou que os judeus “não se suicidaram no Holocausto” e que o ministro russo comete “um terrível erro histórico”

Créditos: Reprodução/ redes sociais / Youtube
Escrito en GLOBAL el

O ministro das relações exteriores de Israel, Yair Lapid, classificou nesta segunda-feira (2) como "graves declarações" de seu homólogo russo, Sergei Lavrov, que afirmou que à semelhança do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, Adolf Hitler "também tinha origens judaicas". 

"Os comentários do ministro das Relações Exteriores Lavrov são imperdoáveis e indignantes, assim como um terrível erro histórico", criticou Lapid. 

Lapid também afirmou que "os judeus não se suicidaram no Holocausto. O nível mais baixo de racismo contra os judeus é acusar os próprios judeus de antissemitismo". 

Em entrevista ao canal italiano Rete4, Sergei Lavrov enfatizou a infiltração de setores alegadamente neonazistas nas instituições ucranianas. E, ao ser recordado sobre as raízes judaicas de Zelensky, Lavrov afirmou que Hitler "também tinha origens judaicas". 

O ministro russo voltou a afirmar que Moscou não procura uma mudança de regime na Ucrânia, apenas "garantir a segurança da população do leste" que, segundo o ministro, está "ameaçada pela militarização e nazificação". 

O governo de Israel, até este momento, está em posição neutra diante da guerra entre a Ucrânia e Rússia e enviou ajuda humanitária para regiões afetadas pelo conflito.