VISITA AO BRASIL

Elon Musk anuncia projeto para conectar escolas brasileiras, mas não diz como será feito

O bilionário também anunciou um projeto de monitoramento via satélite da Amazônia, porém, tal acompanhamento já é realizado no Brasil

Elon Musk anuncia projeto para conectar escolas brasileiras, mas não diz como será feito.Créditos: Divulgação
Escrito en GLOBAL el

O empresário Elon Musk anunciou, por meio de suas redes sociais, que lançará um projeto no Brasil chamado Starlink que visa conectar 19 mil escolas em áreas rurais e também monitorar a Amazônia. 

"Superanimado por estar no Brasil para o lançamento da Starlink em 19 mil escolas não conectadas em áreas rurais e também para o monitoramento ambiental da Amazônia", declarou Musk no Twitter. 

No entanto, o dono da Tesla não detalhou como tal projeto será desenvolvido e nem como o chamado Starlink vai acontecer. O governo federal também não deu detalhes sobre o projeto. 

Além disso, o bilionário afirmou que pretende instalar satélites para monitorar a Amazônia, porém, o Brasil já conta com tal serviço desde 1988, trabalho realizado pelo Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

O Inpe, que é vinculado é Ministério da Ciência e Tecnologia, recebe e processa os dados sobre perda de floresta. As imagens são obtidas via satélite e o nível de precisão, segundo o instituto, é de 95%. 

 

ELon Musk e as reservas de Nióbio e lítio da América Latina 
 

Há um outro fator que também pode justificar a vinda de Musk ao Brasil: lítio e nióbio. 

O Chile, a Argentina e a Bolívia (onde Musk teve participação no golpe) possuem as maiores reservas de lítio do mundo. O Brasil possui uma reserva de 8%.  Mas porque o bilionário estaria interessado neste minério? Ele é essencial na fabricação de baterias para carros elétricos. Segundo o jornalista Igor Gadelha, no Metrópoles, o presidente Bolsonaro deve tratar com Musk a construção no Brasil de uma fábrica da Tesla, que produz carros elétricos e necessita de lítio. 

Além do lítio, o Brasil possui uma das maiores reservas do mundo de nióbio, localizada no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), na fronteira com a Venezuela e a Colômbia. Estima-se que a reserva brasileira de nióbio nessa região seja de 2,9 bilhões de toneladas. E é justamente a região que Elon Musk vai visitar e este minério é fundamental para construções aeroespaciais, Musk é dono da SpaceX, empresa de turismo espacial. 

O nióbio, que o presidente Bolsonaro tanto defendeu sua exploração durante as eleições de 2018, presente no município de São Gabriel da Cachoeira não pode ser explorado, pois, está dentro de um território indígena e dentro das áreas de proteção ambiental Parque Nacional do Pico da Neblina e da Reserva Biológica Estadual do Morro dos Seis Lagos. 

O governo Bolsonaro, ao longo de seus quatro anos, tenta derrubar tais limites e liberar a exploração de minérios dentro de terras indígenas. Como se vê, a visita de Elon Musk ao Brasil envolve interesses muito além daqueles divulgados. 

Diante disso, reforça-se a pergunta: o que deseja Elon Musk na América Latina?