GUERRAS DIGITAIS E COLONIAIS

Musk, autor do golpe na Bolívia, encontra Bolsonaro; o que ele quer no Brasil?

A viagem do bilionário ao Brasil levanta suspeita até mesmo nos meios financeiros; empresário já foi penalizado por fraudes econômicas

Elon Musk e a trajetória de golpes financeiros e políticos.Créditos: Flickr/Elon Musk/The Summit 2013/Heisenberg Media
Escrito en GLOBAL el

A vinda de Elon Musk ao Brasil e o seu almoço com Bolsonaro chamou atenção de um dos principais portais de investimento do mundo, a Bloomberg, que levanta a seguinte questão: o dono da Tesla pretende influenciar na disputa política da América Latina? 

O canal de investimentos destaca o fato de que Elon Musk vai ao encontro do "Trump dos Trópicos" e que tal reunião pode trazer benefícios eleitorais para Bolsonaro. 

"A mídia brasileira informa que o bilionário da Tesla, Elon Musk, virá nesta sexta-feira (20) se encontrar com o presidente [Bolsonaro], cujo nacionalismo, golpismo e, não menos importante, uma predileção pelas mídias sociais, lhe rendeu a comparação com o ex-presidente dos EUA Donald Trump", diz o portal da Bloomberg.  

O site de economia afirma que a viagem de Musk ao Brasil se dá em um momento que vários países deram um giro à esquerda, entre eles Argentina, Bolívia, Peru, México e Chile. E outras nações, como Colômbia e Brasil, segundo as pesquisas de intenção de voto, também devem eleger governos à esquerda. 

Para a Bloomberg, um Twitter, que em breve deve ter Elon Musk como o seu novo proprietário, sem "censura à liberdade de expressão" pode ser uma arma potente para Bolsonaro tentar reverter o resultado contra o pré-candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. 

Afinal, questiona o portal de investimentos, quais são os reais interesses de Musk na maior economia da América Latina? 

Elon Musk: entre golpes políticos e financeiros 

Em 2020, Elon Musk, após ser acusado de ter participado no golpe que destituiu o então presidente da Bolívia Evo Morales do poder, o empresário não se fez de rogado e afirmou que, sempre que necessário, "vamos dar golpe em quem quisermos, lide com isso". 

Além de golpes políticos, Musk também já praticou rasteiras financeiras. Em agosto de 2018, o empresário declarou que iria vender a Tesla por US$ 420 por ação, com isso, as ações da empresa valorizaram mais de 15% em apenas um dia. Porém, a venda nunca ocorreu e o empresário foi penalizado pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) com uma multa de US$ 20 milhões.

Em abril de 2021, Musk, que também é dono de boa parte das reservas de criptomoedas Dogecoin declarou que enviaria a moeda para lua em uma viagem que seria realizada pela sua empresa de turismo espacial Space X. Isso fez com que a criptomoeda valorizasse 29%. 

Agora o empresário se encontra no meio de um imbróglio em torno da venda do Twitter: pouco antes da venda total da rede ser fechada, as negociações foram paralisadas a pedido de Musk e as ações da plataforma despencaram. Método Musk que chama? 

 

As reservas de Nióbio e lítio da América Latina  

Há um outro fator que também pode justificar a vinda de Musk ao Brasil: lítio e nióbio. 

O Chile, a Argentina e a Bolívia (onde Musk teve participação no golpe) possuem as maiores reservas de lítio do mundo. O Brasil possui uma reserva de 8%.  Mas porque o bilionário estaria interessado neste minério? Ele é essencial na fabricação de baterias para carros elétricos. Segundo o jornalista Igor Gadelha, no Metrópoles, o presidente Bolsonaro deve tratar com Musk a construção no Brasil de uma fábrica da Tesla, que produz carros elétricos e necessita de lítio. 

Além do lítio, o Brasil possui uma das maiores reservas do mundo de nióbio, localizada no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), na fronteira com a Venezuela e a Colômbia. Estima-se que a reserva brasileira de nióbio nessa região seja de 2,9 bilhões de toneladas. E é justamente a região que Elon Musk vai visitar e este minério é fundamental para construções aeroespaciais, Musk é dono da SpaceX, empresa de turismo espacial. 

O nióbio, que o presidente Bolsonaro tanto defendeu sua exploração durante as eleições de 2018, presente no município de São Gabriel da Cachoeira não pode ser explorado, pois, está dentro de um território indígena e dentro das áreas de proteção ambiental Parque Nacional do Pico da Neblina e da Reserva Biológica Estadual do Morro dos Seis Lagos. 

O governo Bolsonaro, ao longo de seus quatro anos, tenta derrubar tais limites e liberar a exploração de minérios dentro de terras indígenas. Como se vê, a visita de Elon Musk ao Brasil envolve interesses muito além daqueles divulgados. 

Diante disso, reforça-se a pergunta levantada pela Bloomberg: o que deseja Elon Musk na América Latina?
 

 

 

Com informações da Bloomberg e Brasil de Fato.