COISA DO OUTRO MUNDO

Afinal, o que é a “porta” fotografada em Marte pela sonda Curiosity

Imagem captada em expedição realizada por robôs é enigmática. Veja o que os especialistas dizem sobre ela

A tal "porta" fotografada em Marte.Créditos: Nasa/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

A sonda norte-americana Curiosity foi lançada pela Nasa, a agência espacial dos EUA, em novembro de 2011 rumo a Marte e chegou quase nove meses depois no planeta vermelho, em agosto de 2012. Desde então, seus robôs, que vivem explorando a cratera Gale, não param de enviar imagens para a Terra. No entanto, uma foto recente gerou muita discussão e fez nascer uma série de teorias sobre alienígenas e seres de outro mundo.

Uma porta. Sim, aparentemente uma porta. A Curiosity passeava no dia 7 de maio deste ano por uma região chamada de Mounth Sharp, quando realizou capturas de imagens e flagrou algo que se assemelha a uma porta, uma entrada, nos moldes humanos. Dias depois, a Nasa disponibilizou as fotos da incursão e estava instalada uma discussão de nível interplanetário para descobrir o que aquela imagem significa.

Os especialistas no assunto se apressaram para explicar que não se trata, em hipótese alguma, de uma porta construída por alguma civilização marciana, mas sim formações geológicas que acabaram resultando na tal fenda misteriosa.

“É uma imagem muito curiosa. Mas parece-me que é erosão natural”, firmou Neil Hodgson, um geólogo que estuda o solo de outros planetas do Sistema Solar, ao site especializado Live Science.

“Acho que o que temos aqui são duas fraturas verticais, onde a peça central foi removida, ou uma fratura vertical, e os blocos se afastaram um pouco”, preferiu opinar Ashwin Vasavada, cientista do projeto no Laboratory of Mars Sciences, ouvida pela estatal alemã de comunicação DW.

“A exploração feita pela Curiosity permitiu análises detalhadas de propriedades sedimentológicas, incluindo tamanho de grão, discordâncias, estruturas internas, texturas e composição química. Essa foi apenas a captação dessas estruturas”, explicou a cientista Catherine Weitz, do Instituto de Ciências Planetárias dos EUA.

"Porta" captada pela sonda Curiosity