LÍDERES E PIONEIROS

Sônia Guajajara é eleita pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes em 2022

A lista também traz o novo presidente do Chile, o socialista Gabriel Boric na categoria de líderes

Sônia Guajajara é eleita pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes em 2022.
Escrito en GLOBAL el

A revista estadunidense Time divulgou nesta segunda-feira (23) a sua tradicional lista com as 100 pessoas mais influentes do mundo. A militante indígena Sônia Guajajara compõe a lista na parte dedicada às figuras pioneiras. 

O texto de apresentação é assinado pelo líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Guilherme Boulos. "Os pais de Sônia Guajajara não sabiam ler, e ela teve que sair de casa aos 10 anos para trabalhar. Apesar disso, ela desafiou as estatísticas e conseguiu se formar na universidade". 

"Desde cedo, ela lutou contra forças que tentam exterminar as raízes de suas comunidades por mais de 500 anos. Sonia resistiu e continua resistindo hoje: contra o machismo, como mulher e feminista; contra o massacre dos povos indígenas, como ativista; e contra o neoliberalismo, como socialista", continua o texto de Guilherme Boulos.  

Boulos também relata algumas conquistas políticas de Guajajara. "Seu trabalho vai desde o comparecimento à COP26 - que criou um fundo de US$ 1,7 bilhão para povos indígenas e comunidades locais, reconhecendo seu trabalho essencial protegendo terras e florestas da degradação - até os últimos meses, quando liderou protestos de milhares de pessoas, reunindo centenas de grupos técnicos indígenas, que ajudaram a travar um 'pacote de morte' da legislação anti-indígena".  

Por fim, Boulos trata da luta de Sonia Guajajara em defesa dos povos indígenas durante o auge da pandemia. "Ela também chamou a atenção nacional para o atropelamento dos direitos indígenas durante a pandemia de Covid-19. Sônia é uma inspiração, não só para mim, mas para milhões de brasileiros que sonham com um país que quita suas dívidas com seu passado e finalmente acolhe o futuro", finaliza o líder do MTST.

Além de Sônia Guajajara, a lista da revista Time traz outra figura importante da esquerda latino-americana, trata-se do novo presidente do Chile, o socialista Gabriel Boric que, aos 36 anos se tornou o presidente mais jovem de seu país. 

 

A lista completa pode ser conferida aqui.