HISTÓRIA MACABRA

Escritora do livro “Como Matar Seu Marido” é condenada por matar o marido

Nancy Brophy publicou a obra anos antes do assassinato e depois acabou cometendo o crime citado no título. Relembre o caso e veja o resultado do julgamento

Nancy Brophy, condenada pela morte do marido.Créditos: Twitter/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Nancy Brophy, de 71 anos, é uma escritora relativamente conhecida nos EUA e, segundo a crítica especializada, já ganhou alguns prêmios por suas obras de ficção. Em 2011 ela publicou o ensaio “Como Matar Seu Marido” e, sete anos depois, em 2018, passou a ser investigada pelo assassinato do próprio marido, ocorrido no mesmo ano. Nesta quarta-feira (25), Nancy foi condenada por um tribunal da cidade de Portland, no Oregon, mas sua sentença, que pode ser até a pena de prisão perpétua, só deve ser anunciada em junho.

Nascida no Texas, a autora se formou em Economia em 1971 na Universidade Houston. Casada com um policial, a relação durou pouco porque ela não permitia que o marido guardasse uma vasta coleção de armas em casa. No começo dos anos 90 ela se muda para o Oregon e resolve entrar para uma renomada escola de culinária local, onde conhece Daniel Brophy, um chefe de cozinha que dava aulas na instituição. Eles se casaram em 1994 e seguiram morando em Portland.

Embora já tivesse produzido algumas coisas na área literária, sobretudo relacionadas à sexualidade, com uma visão bastante progressista sobre o tema, Nancy retoma a carreira da escrita com mais força a partir dos anos 2000 e produz obras com significativa importância, como "Wrong Never Felt So Right" (O Errado Nunca Foi Tão Certo), "The Wrong Husband" (O Marido Errado), "The Wrong Lover" (O Amante Errado) e “How to Murder Your Husband” (Como Matar Seu Marido).

Em abril de 2018, Daniel estava numa das salas de aula da escola de culinária onde dava aulas e foi morto a tiros. Nada foi levado do chefe de cozinha. A polícia descobriu que o carro de Nancy estava estacionado bem na frente da instituição no momento do assassinato e os tiros que acertaram a vítima tinham saído de uma arma idêntica a que ela tinha comprado meses antes pela internet. Ao se tornar formalmente no homicídio e ser colocada em prisão domiciliar em setembro daquele ano, a acusada disse que não se lembrava de ter ido à escola de culinária naquele dia, muito menos na hora da morte do marido.

Em seu livro “Como Matar Seu Marido”, Nancy chega a escrever trechos que parecem provocativos e irônicos sobre o que iria fazer anos depois. “Afinal, se o assassinato deve me libertar, certamente não quero passar nenhum tempo na prisão. Eu não gosto de macacões e laranja não é minha cor”, escreveu a autora condenada.

De acordo com os investigadores, Nancy estava atolada em dívidas e a casa onde morava com Daniel ia para hipoteca. O chefe de cozinha mantinha apólices de seguro no valor total de US$ 1,4 milhão e, para a polícia, essa foi a verdadeira motivação para o crime.

A economista que se tornou conhecida por seus romances agora seguirá presa, até que pena fixada seja proferida pela juíza do caso. O júri que a condenou era composto por sete mulheres e cinco homens.