ELEIÇÕES NA COLÔMBIA

Gustavo Petro, líder da esquerda colombiana, ao votar: “maioria tem vontade de mudança"

"A primeira notícia é de tranquilidade no país, ainda mais depois do que aconteceu em épocas anteriores", disse

Gustavo Petro.Créditos: Parlamento Europeu
Escrito en GLOBAL el

O senador e ex-guerrilheiro Gustavo Petro, candidato à presidência da Colômbia pelo Pacto Histórico, afirmou ao votar neste domingo (29), que confia na sociedade colombiana e em sua vontade de mudar", Petro é o líder da esquerda no país e favorito nas pesquisas de intenção de voto.

“Existem duas alternativas relativamente simples: deixar as coisas como estão, o que na minha opinião significa mais corrupção, mais violência e mais fome, ou mudar a Colômbia e direcioná-la para uma perspectiva de paz, prosperidade e democracia para o povo", disse o candidato.

"Com a França (Márquez) estamos representando a vontade de mudança e confio que a vontade de mudança é da maioria", acrescentou.

Eleições tranquilas

Petro disse ainda que o dia das eleições está tranquilo. "A primeira notícia é de tranquilidade no país, ainda mais depois do que aconteceu em épocas anteriores", disse.

O economista Gustavo Petro, 62, é a figura mais importante da esquerda colombiana. Ele venceu as eleições internas de 13 de março com 80% dos votos.

Processo complicado de votação

As eleições colombianas têm um processo complicado (leia mais aqui). Há seis fórmulas de candidatos para governar o país e o vencedor será aquele que obtiver metade mais um do total de votos. Se isso não acontecer, haverá um segundo turno no dia 19 de junho entre os dois candidatos mais votados.

Para este primeiro turno, os candidatos presidenciais são: Petro pelo Pacto Histórico, Federico Gutiérrez (Equipe da Colômbia), Rodolfo Hernández (Liga de Governadores Anticorrupção), Sergio Fajardo (Hope Center), John Milton Rodríguez (Just Free Colombia) e Enrique Gómez (Movimento de Salvação Nacional).

Com informações da Agência Regional de Notícias