REDES

Elon Musk quer proteger mensagens diretas do Twitter; entenda o porquê isso é ruim

Mudança para criptografia de mensagens diretas pode favorecer ainda mais os discursos de ódio, além de proteger criminosos

Elon MuskCréditos: Divulgação
Escrito en GLOBAL el

Elon Musk está surfando na onda da popularidade de suas postagens para testar com o público alguns recursos que pretende adicionar à plataforma. Desta vez, o magnata que comprou a rede social por US$ 44 bilhões (quase R$ 215 bilhões)  quer proteger as proteger as mensagens diretas do Twitter com criptografia.

Musk sugere que seja implementado um sistema de criptografia  (também conhecido como E2EE) para proteger a privacidade das mensagens diretas na plataforma. 

"Os DMs do Twitter devem ter criptografia de ponta a ponta como o Signal, para que ninguém possa espionar ou hackear suas mensagens", escreveu o bilionário.

Nos últimos dois anos, o Twitter figura entre as páginas da internet que mais propagaram crimes de ódio, segundo a Safernet.  A mudança para criptografia de mensagens diretas pode favorecer ainda mais esses delitos, além de proteger os criminosos.

O  sistema de encriptação deve  garantir que as mensagens sejam exclusivamente associadas às duas partes envolvidas na conversa, deixando a própria rede social completamente sem acesso a qualquer outra informação ou conteúdo privado.

No ano passado, a Central de Denúncias da Safernet recebeu 7.426 reclamações de conteúdos publicados no Twitter. Desse montante, a plataforma removeu apenas 309 publicações denunciadas.

Segundo a organização, a maior parte dos crimes denunciados se refere a exploração sexual infantil, com mais de cinco mil registros. Em seguida aparecem os crimes de racismo, apologia e incitação a crimes contra a vida e assim por diante.

A Safernet também registrou crescimento de 60% conteúdos neonazistas, com 14.476 denúncias no ano passado, contra 9.004 em 2020. As denúncias de pornografia infantil também registraram aumento de 3,65% em 2021, com 101.833 casos. Em relação à LGBTfobia, foram 5.347 denúncias.