GUERRA NA UCRÂNIA

Papa Francisco acusa Otan pela invasão russa da Ucrânia

Pontífice adiantou que o primeiro-ministro da Hungria Viktor Orban assegurou-lhe que os russos “têm um plano e que em 9 de maio tudo estará terminado”

Papa FranciscoCréditos: Reprodução/Youtube
Escrito en GLOBAL el

O Papa Francisco que já condenou a guerra na Ucrânia por diversas vezes, disse em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, que "talvez os gritos da OTAN às portas da Rússia " tenham levado o presidente russo Vladimir Putin a invadir o país vizinho. 

"Uma raiva que não sei se foi provocada, mas talvez facilitada, sim", acredita o pontífice .

Francisco também afirmou que o  primeiro-ministro da Hungria Victor Orban assegurou-lhe que os russos “têm um plano e que em 9 de maio tudo estará terminado ”.  

“Espero que assim seja”, acrescenta o pontífice.  " Para que também entendamos a velocidade da escalada dos dias de hoje. Porque agora não é só o Donbass, é a Crimeia, é Odessa, está tirando o porto do Mar Negro da Ucrânia, só isso. Estou pessimista , mas devemos fazer todos os gestos possíveis para parar a guerra” emendou.

Francisco disse ainda que não pretende visitar a Ucrânia porque, segundo ele, deveria ir primeiro à Rússia. 

"Não vou a Kiev agora . Enviei o cardeal Michael Czerny e Konrad Krajewski, que foi pela quarta vez. Mas sinto que não devo ir. Primeiro tenho que ir a Moscou e me encontrar com Putin. Em todo caso, sou padre. O que posso fazer? Faço o que posso", ponderou. 

O Papa explicou que conversou com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky , ao contrário de  Vladmir Putin que não não respondeu aos seus pedidos de diálogo.

 "Era necessário que o líder do Kremlin permitisse alguns Ainda não recebemos uma resposta e continuamos a insistir, embora receie que Putin não possa e não queira ter esta reunião agora".