GUERRA E SANÇÃO

União Europeia propõe a proibição total do petróleo russo

As novas sanções também incluem retirar o Sberbank, maior banco da Rússia, do sistema SWIFT e banir três grandes emissoras de rádio estatais russas

União Europeia propõe a proibição total do petróleo russo.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en GLOBAL el

A presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em discurso realizado nesta quarta-feira (4) apresentou um plano da União Europeia para proibir totalmente a importação do petróleo russo. 

"Não será fácil, mas nós temos que trabalhar nisso. Garantiremos a eliminação gradual do petróleo russo de forma ordenada, maximizando a pressão sobre a Rússia, minimizando o impacto nas nossas economias”, disse Leyen. 

Além disso, Ursula Leyen também afirmou que as importações de petróleo cru russo serão encerradas em seis meses, enquanto aquelas envolvendo produtos refinados vão acabar até o fim de 2022. A medida ainda precisa ser aprovada por todos os 27 países que compõem a União Europeia. 

De acordo com informações da Reuters, a proposta faz parte de um novo pacote de sanções da União Europeia contra a Rússia. Segundo a presidenta da UE, os países do bloco vão trabalhar para fechar o acordo com as novas sanções nos próximos dias. 

Militares russos de alta patente também estão na mira da UE. A representante da UE também quer que os militares responsáveis pelos acontecimentos de Bucha, onde dezenas de corpos foram encontrados e levantaram suspeitas de crimes de guerra. "Nós sabemos quem vocês são. E vocês serão responsabilizados", declarou Ursula von der Leyen. 

As novas sanções também incluem retirar o Sberbank, maior banco da Rússia, do sistema SWIFT e banir três grandes emissoras de rádio estatais russas.