DIPLOMACIA

Após fala de Lula sobre Zelensky, embaixada da Ucrânia quer audiência com “estimado ex-presidente”

Em entrevista à revista Time, o líder petista afirma que o presidente ucraniano é tão responsável quanto Putin pela guerra

Após fala de Lula sobre Zelensky, embaixada da Ucrânia quer audiência com “estimado ex-presidente”.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en GLOBAL el

A Embaixada da Ucrânia no Brasil revelou, por meio de uma nota emitida na noite desta quarta-feira (4), que deseja marcar uma reunião com o ex-presidente Lula por conta das críticas que ele fez ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em entrevista à revista Time. 

As declarações de Lula sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia se deram em alguns momentos da entrevista à publicação estadunidense. No primeiro, Lula critica Putin por ter invadido a Ucrânia. 

"Nós, políticos, colhemos aquilo que nós plantamos. Se eu planto fraternidade, solidariedade, concórdia, eu vou colher coisa boa. Mas se eu planto discórdia, eu vou colher desavenças. Putin não deveria ter invadido a Ucrânia. Mas não é só o Putin que é culpado, são culpados os Estados Unidos e é culpada a União Europeia. Qual é a razão da invasão da Ucrânia? É a OTAN? Os Estados Unidos e a Europa poderiam ter dito: ‘A Ucrânia não vai entrar na OTAN’. Estaria resolvido o problema."

Em outro momento, Lula afirma que Zelensky é tão responsável quanto Putin pela guerra em curso. 

“E agora, às vezes fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin. Ele é tão responsável quanto o Putin. Porque numa guerra não tem apenas um culpado. O Saddam Hussein era tão culpado quanto o Bush. Porque o Saddam Hussein poderia ter dito: ‘Pode vir aqui visitar e eu vou provar que eu não tenho armas’. Ele ficou mentindo para o seu povo. Agora, esse presidente da Ucrânia poderia ter dito: ‘Olha, vamos deixar para discutir esse negócio da OTAN e esse negócio da Europa mais para frente. Vamos primeiro conversar um pouco mais.”

Para a Embaixada da Ucrânia, o ex-presidente Lula está "mal-informado sobre os motivos da guerra da Rússia contra a Ucrânia". 

"A Embaixada planeja solicitar formalmente uma audiência do estimado ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva com o Encarregado de Negócios da Ucrânia no Brasil Senhor Anatoliy Tkach para esclarecer a posição da Ucrânia", diz a nota da embaixada ucraniana. 

Leia abaixo a integra da nota da Embaixada da Ucrânia: 

"Em conexão com as palavras do ex-Presidente da República Federativa do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista à revista norte-americana “Time” sobre o Presidente da Ucrânia Senhor Volodymyr Zelenskyy, a Embaixada da Ucrânia tem motivos para acreditar que o Senhor Luiz Inácio Lula da Silva está mal-informado sobre os motivos da guerra da Rússia contra a Ucrânia. A Embaixada planeja solicitar formalmente uma audiência do estimado ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva com o Encarregado de Negócios da Ucrânia no Brasil Senhor Anatoliy Tkach para esclarecer a posição da Ucrânia."